Bolsonaro não merece o sacrifício do povo brasileiro, diz Lula

Jul 28, 2025 - 16:00
 0
Bolsonaro não merece o sacrifício do povo brasileiro, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (28.jul.2025) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele voltou a culpar os Bolsonaros pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros prometida para 1º de agosto por Donald Trump (Partido Republicano), presidente dos Estados Unidos.

“O pai dele [Jair Bolsonaro] não merece o sacrifício do povo brasileiro. Não merece. E ele não vai ser julgado pelo governo, ele vai ser julgado pela Justiça. Então, é triste que tenha acontecido isso, é muito triste”, declarou o petista na inauguração de uma termelétrica no Estado do Rio de Janeiro.

Formulário de cadastro
E-mail

Lula reafirmou que a atitude de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e já disse que as tarifas só poderiam ser reduzidas com uma anistia para seu pai e outros envolvidos no processo que enfrenta por tentativa de golpe de Estado, é uma falta de vergonha, de caráter, de patriotismo”.

“E isso [taxação] é o filho do coisa [Eduardo] e o coisa [Bolsonaro] que estão pedindo para fazer. Ou seja, os caras que faziam campanha embrulhados na bandeira nacional, o cara fazia, embrulhado na bandeira nacional, “Brasil acima de tudo, Brasil acima de tudo” e agora ele vai para a desfaçatez. O Brasil acima de tudo, mas 1º os Estados Unidos”, declarou.

O petista também repetiu que não quer brigar, mas negociar. Disse querer fazer comércio e que não tem “preguiça” de conversar.

“Faltam 2 mercados para completar 400. Quando completar 400, eu vou comemorar igual ao Pelé [comemorou] os 1.000 gols dele. Porque não é fácil abrir 400 mercados. É muita conversa, é muito telefonema, é muita carta. Eu mando carta para todos os presidentes sobre todos os assuntos. Se tem uma coisa que ninguém me pega, é com preguiça de conversar. Porque Deus me deu uma boca e uma língua para falar e eu falo”, disse.

Assista à inauguração da termelétrica no Rio (50min41):

6 MESES DE ISOLAMENTO

Apesar de dizer que o governo Lula tem buscado negociar “sem qualquer contaminação política ou ideológica” desde 9 de julho, quando Donald Trump anunciou o tarifaço, os atos e declarações do presidente, de integrantes do PT e do governo não têm seguido essa orientação.

O clima para uma possível negociação de alto nível piorou. Essa deterioração foi sentida em Washington também por causa de algumas decisões controversas recentes do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O petista demonstrou interessou em ter uma reunião direta com Trump desde a posse do norte-americano (em 20 de janeiro). Disse que não teria assunto para conversar e teria de ficar contando piada.

Passaram-se 6 meses de isolamento do Brasil em relação aos EUA. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que nunca conseguiu ser recebido pelo chefe do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Lula disse na semana passada que se Trump estava trucando ao impor tarifas, o Brasil iria pedir 6 –numa alusão ao jogo de cartas truco, em que o blefe é uma das estratégias principais. Em suma, o presidente brasileiro sugeriu que o norte-americano está blefando.

O petista também reclama que ninguém atende aos pedidos de conversa com o Brasil —sem relembrar que em 2024 disse que Trump era uma espécie de fascismo e nazismo com nova cara.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0