Coronel diz que citou Moraes como “centro de gravidade”

Jul 28, 2025 - 16:00
 0
Coronel diz que citou Moraes como “centro de gravidade”

Fabrício Moreira de Bastos, coronel do Exército, disse que escreveu uma mensagem citando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes como “centro de gravidade” porque ele “consumava a aproximação do Exército brasileiro e dos laços de confiança com o Poder Judiciário”.

Moreira estava sendo questionado pela PGR (Procuradoria Geral da República) sobre mensagens enviadas a Bernardo Romão Correa Netto, coronel do Exército. A fala se deu nesta 2ª feira (28.jul.2025), durante o interrogatório dos réus do chamado núcleo 3 no STF (Supremo Tribunal Federal). Moreira e Romão são réus do grupo.

Formulário de cadastro
E-mail

O coronel declarou que foi o autor de um roteiro de providências a serem tomadas pelas Forças Armadas “por iniciativa própria”. As mensagens indicariam uma série de ações que, no entendimento de Moreira, deveriam ser tomadas pelos comandantes das Forças Armadas. Entre elas, estão a “falta de coesão dentro da Força”, a “necessidade de alertar os comandantes militares”, a “criação do gabinete de crisee a “realização de ações concretas no campo informacional”. O roteiro é mencionado na denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República).

Segundo a PGR, o item número 5 do roteiro tem a seguinte instrução: “O Exército brasileiro deverá falar com o presidente do Legislativo e do Judiciário. Está no final desejado o estabelecimento de laços de confiança entre o presidente da República e o comandante do Exército brasileiro. Centro de gravidade: Alexandre de Moraes”.

O coronel negou que seu roteiro tivesse implicações violentas. Falou sobre o conceito de “neutralização” segundo a definição das Forças Armadas: é “produzir temporariamente certo dano aos equipamentos de apoio logístico, de modo a tornar ineficazes as operações do inimigo”, disse. “Ou seja, não é eliminar”.

Segundo Moreira, ele escreveu o roteiro por causa das “manifestações em frente às unidades militares”. Disse que sua função como membro do Centro de Inteligência do Exército era zelar pela imagem da Força, desgastada pelas manifestações desde o final do 2º turno eleitoral. Ele afirmou que havia uma falta de comunicação entre os comandantes e as tropas, e que buscava uma “unicidade de discurso”.

Há 2 versões do roteiro, enviadas num intervalo de 49 minutos. O coronel enviou as mensagens a Romão na noite de 28 de novembro de 2022, após uma “confraternização” entre militares das Forças Especiais em Brasília.

De acordo com Moreira, ele escreveu os itens do seu roteiro com base no Manual de Fundamentos de Comunicação Social do Exército. Disse que só mostrou o documento para Bernardo Romão.

NÚCLEO 3

O grupo de acusados do núcleo 3 é formado por 9 militares e 1 policial. Segundo a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República), seriam responsáveis pelas “ações de campo” relacionadas ao monitoramento e neutralização de autoridades públicas. Também são acusados de promover ações táticas para “convencer e pressionar o alto comando do Exército a ultimar o golpe”.

Os réus são:

  • Bernardo Romão Correa Netto: coronel do Exército;
  • Fabrício Moreira de Bastos: coronel do Exército;
  • Márcio Nunes de Resende Jr.: coronel do Exército;
  • Hélio Ferreira Lima: tenente-coronel do Exército;
  • Rafael Martins de Oliveira: tenente-coronel do Exército;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo: tenente-coronel do Exército;
  • Ronald Ferreira de Araújo Jr.: tenente-coronel do Exército;
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros: tenente-coronel do Exército;
  • Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira: general da reserva do Exército;
  • Wladimir Matos Soares: agente da Polícia Federal.

 

Acompanhe a transmissão do interrogatório:

Na última 5ª feira (24.jul), a Corte interrogou os réus dos núcleos 2 e 4.  Em 9 e 10 de junho, a 1ª turma do STF interrogou os réus do núcleo 1, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, presencialmente.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0