Equipe de Lula ouve de diplomatas que Trump barrou negociações com o Brasil

Jul 25, 2025 - 13:00
 0
Equipe de Lula ouve de diplomatas que Trump barrou negociações com o Brasil

Uma comitiva de senadores brasileiros desembarca nos Estados Unidos neste fim de semana com a missão de abrir diálogo sobre o aumento de tarifas anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra produtos do Brasil.

A maioria dos parlamentares embarca nesta sexta-feira, 25, e os demais seguem no sábado 26. No domingo, o grupo terá sua primeira reunião de trabalho. O cronograma prevê encontros com empresários e congressistas norte-americanos ao longo da semana, em Washington D.C.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A missão dos senadores ocorre em meio a sinais negativos vindos da Casa Branca. Segundo interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo Trump não autorizou sua equipe a reabrir tratativas formais com o Brasil. A avaliação é que qualquer decisão relevante está concentrada nas mãos do republicano.

O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou ter conversado, no sábado anterior, 19, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. O diálogo durou cerca de 50 minutos, mas o teor não foi revelado. O próprio Alckmin reconheceu que as tratativas permanecem travadas.

Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União, também comentou com aliados que ouviu de diplomatas em Nova York que Trump resiste a negociar.

https://www.youtube.com/watch?v=AeExFHAqoC8

Senadores acusam Eduardo Bolsonaro de boicotar encontro com funcionários de Trump

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), lidera o grupo. Para ele, a missão busca pelo menos adiar o início das tarifas.

“Queremos também esclarecer o que o governo americano exatamente quer negociar, como eles não retomam oficialmente as negociações, ninguém sabe exatamente os limites de Trump”, disse o parlamentar.

Enquanto a comitiva se organiza, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro supostamente trabalham para minar a visita.

+ Leia também: "Israel repudia Brasil por sair de aliança em memória do Holocausto"

Ao portal g1, os senadores afirmaram que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o analista político Paulo Figueiredo estariam tentando impedir reuniões entre parlamentares e integrantes do governo Trump.

Na segunda-feira 28, os congressistas se reúnem com representantes da Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Também devem visitar a embaixada brasileira em Washington. O ponto alto da viagem deve ocorrer na terça-feira 29, com a ida ao Capitólio para encontros com congressistas norte-americanos.

O post Equipe de Lula ouve de diplomatas que Trump barrou negociações com o Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0