Israel anuncia pausas diárias para ajuda humanitária em Gaza

O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou que haverá pausas diárias no conflito em Gaza para permitir a ajuda humanitária em corredores e pontos de distribuição de comida a partir deste domingo (27.jul.2025).
Segundo o comunicado oficial, a pausa para fins humanitários será realizada todos os dias, das 10h às 20h, nas áreas de Al-Mawasi, Deir al-Balah e Cidade de Gaza, até novo aviso.
As medidas se dão em um cenário de pressão internacional pelo cessar-fogo em Gaza. O ministério israelense afirmou que a decisão foi coordenada com as Nações Unidas e organizações internacionais depois de discussões sobre o assunto.
“Rotas seguras designadas também estarão em operação permanente das 6h às 23h para permitir a passagem segura de comboios da ONU e de organizações de ajuda humanitária que entregam e distribuem alimentos e medicamentos à população em toda a Faixa de Gaza”, diz a nota oficial.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) identificou aumento da desnutrição causada pela fome na Faixa de Gaza, que resultou na morte de 21 crianças com menos de 5 anos. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a agência ficou impossibilitada de entregar qualquer tipo de alimento para o território palestino durante quase 80 dias, de março a maio de 2025, por causa da interrupção do fornecimento de alimentos.
A crise alimentar se intensificou depois que Israel interrompeu o fornecimento de suprimentos para Gaza, em março. O bloqueio foi parcialmente suspenso em maio, mas as condições para entrada de ajuda humanitária ainda limitam o acesso a alimentos.
Tel Aviv justifica as restrições como medidas para evitar o desvio de recursos para o grupo extremista Hamas. Organizações humanitárias, por sua vez, indicam que apenas uma pequena parte da ajuda necessária chega efetivamente à população gazense.
Qual é a sua reação?






