Senado promove seminário sobre a democracia na América Latina

Jul 27, 2025 - 08:00
 0
Senado promove seminário sobre a democracia na América Latina

O Senado Federal vai promover, em 12 de agosto de 2025, o seminário Democracia em perspectiva na América Latina e no Brasil, com a participação do cientista político norte-americano Steven Levitsky. O evento será realizado no Auditório Petrônio Portella, às 13h30.

O objetivo é aprofundar o debate sobre os desafios enfrentados pelas democracias no continente e refletir sobre a importância do seu fortalecimento.

Formulário de cadastro
E-mail

Levitsky é professor da Universidade Harvard, especializado em democratização, autoritarismo, partidos políticos e instituições fracas e informais. É coautor de Como as democracias morrem, obra escrita com o também cientista político Daniel Ziblatt. O livro analisa como regimes democráticos podem colapsar não apenas por meio de golpes militares, mas por erosões institucionais promovidas por líderes eleitos que enfraquecem o sistema por dentro.

Também participarão do debate a historiadora e cientista política Heloísa Starling, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e autora de obras sobre a história do Brasil, e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), presidente do Conselho Editorial do Senado.

Estudantes, pesquisadores e interessados no tema poderão se inscrever antecipadamente pelo portal do Senado. As vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado.

Lançamento de coletânea

Durante o evento, será lançada a coletânea “Democracia ontem, hoje e sempre”senad, composta por 4 livros reeditados pelo Conselho Editorial do Senado:

  • 1964 Visto e Comentado pela Casa Branca”, de Marcos Sá Corrêa, analisa documentos oficiais dos Estados Unidos sobre o golpe de 1964, com destaque para a visão da Casa Branca sobre a deposição de João Goulart.

  • “Sessenta e Quatro: Anatomia da Crise”, de Wanderley Guilherme dos Santos, examina fatores internos e externos do colapso democrático, com ênfase na polarização entre progressistas e conservadores, bem como no papel das elites e das instituições.

  • Explode um Novo Brasil – Diário da Campanha das Diretas”, de Ricardo Kostcho, relata a campanha pela volta do voto direto para a presidência. A primeira edição foi publicada em 1984.

  • “1964: Álbum Fotográfico de um Golpe de Estado”, organizada por Heloísa Starling, Danilo Marques e Livia de Sá. A obra reúne 71 imagens que ilustram a radicalização política e os bastidores do golpe de 1964 — da articulação dos conspiradores e propaganda anticomunista aos movimentos das tropas e à deposição de Goulart. Resultado de parceria entre o Conselho Editorial do Senado e o Projeto República (UFMG), trata-se de uma publicação inédita.

Ao comentar a importância da coletânea, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que os 40 anos da redemocratização representam *“a maior conquista civilizatória do Brasil”.

“Nossa história republicana nunca teve um período tão longevo sob a égide da mesma Constituição. Há uma geração inteira que não lembra o que era o arbítrio, o estado de exceção. [A coleção é importante] para não deixar esquecer isso, para que isso nunca mais volte a acontecer”, disse.

As publicações estarão à venda na Livraria do Senado, a preço de custo. As versões digitais poderão ser baixadas gratuitamente.

Inscrição: Clique aqui para se inscrever. Haverá emissão de certificado.


Com informações da Agência Senado

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0