Governo investirá mais em aeroportos no 2º semestre, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), disse nesta 3ª feira (29.jul.2025) que o governo federal quer fortalecer o programa Investe+Aeroportos durante o 2º semestre de 2025 por meio de parcerias com concessionárias que já operam terminais no Brasil.
“Estamos fortalecendo este grande projeto de investimentos nos aeroportos brasileiros, o Investe+Aeroportos, por meio de mais parcerias no 2º semestre”, afirmou durante cerimônia de início das obras de requalificação do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ).
A concessionária Pax Aeroportos administra o terminal desde 2023 e vai investir R$ 115 milhões no aeroporto. “A gente espera que este Jacarepaguá seja um novo hub de aviação, com voos Rio-SP e voos regionais”, declarou o ministro.
Os investimentos no aeroporto vão contemplar:
- a construção de uma cerca operacional, para aumentar a proteção perimetral com controle de acesso e segurança das áreas restritas;
- a implantação de nova via de serviço para facilitar o deslocamento de veículos de apoio e reduzir interferências nas operações aéreas;
- a ampliação e iluminação do pátio de aeronaves.
O ministro afirmou que a intenção do governo é que a movimentação no Aeroporto de Jacarepaguá tenha o comportamento de crescimento observado no Aeroporto Rio-Galeão.
Entre os 10 aeroportos do Brasil com maior movimentação no 1º semestre de 2025, o melhor desempenho foi observado no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ). O terminal passou de 6,5 milhões de passageiros para 8,2 milhões de viajantes no período, crescimento superior a 26%, de acordo com levantamento do ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
MOVIMENTAÇÃO AEROPORTOS
Nos primeiros 6 meses de 2025, 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais no Brasil. A movimentação nos aeroportos foi recorde, segundo o governo federal, e cresceu 10% na comparação com o mesmo período de 2024.
De janeiro a junho deste ano, foram 13,8 milhões de turistas em voos internacionais, alta de 15,3%. Em voos nacionais, o crescimento foi de 8,6%, com movimentação superior a 40 milhões de pessoas.
O governo estima que, caso o ritmo se mantenha no 2º semestre, o setor de aviação irá encerrar 2025 com o maior número de passageiros da série histórica.
Qual é a sua reação?






