Kataguiri propõe lei para punir organizadores de pancadões

Jul 11, 2025 - 07:29
 0
Kataguiri propõe lei para punir organizadores de pancadões

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou nesta quinta-feira, 10, um projeto de lei que altera a Lei das Contravenções Penais para endurecer as punições aplicadas a quem promove perturbação do sossego alheio, especialmente em festas conhecidas como "pancadões".

O projeto modifica o artigo 42 do decreto, que trata da contravenção penal de “perturbação do trabalho ou do sossego alheios”. Atualmente, essa infração é punida com prisão simples de quinze dias a três meses, ou multa. A nova redação proposta aumenta a pena para o intervalo de três meses a um ano de prisão simples e estabelece multa entre R$ 5 mil e R$ 200 mil.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo o texto, “quem promover ou organizar eventos que gerem aglomeração em locais públicos ou privados, prejudicando a circulação de pedestres e veículos”, poderá ser penalizado com as novas sanções. A justificativa do projeto destaca que a norma atual, “datada de 1941, não acompanha as profundas mudanças sociais, urbanas e tecnológicas do Brasil contemporâneo”.

De acordo com o parlamentar, a proposta responde à crescente ocorrência de festas clandestinas em vias públicas, que causam transtornos à vizinhança e sobrecarregam o aparato policial. A justificativa afirma que essas condutas “impactam diretamente o direito ao sossego, ao descanso e à dignidade humana”.

A escalada dos pancadões e seus impactos na vizinhança

O projeto argumenta ainda que as sanções atuais são frequentemente ineficazes diante da reincidência e da impunidade. “Um morador que é forçado a conviver com festas clandestinas ao lado de sua residência durante a madrugada (…) vive situações de sofrimento real, que hoje muitas vezes terminam com advertências ou multas irrisórias.”

Kataguiri argumenta que o aumento das multas visa também a desestimular empresas que lucram com eventos barulhentos sem considerar os impactos sociais. Segundo ele, a nova redação permitirá “a responsabilização mais efetiva desses infratores, tornando a punição proporcional à gravidade da infração”.

kim kataguiri
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A apresentação do projeto ocorre em um contexto de aumento significativo das denúncias contra festas desse tipo. Em São Paulo, moradores da região do Jardim Miriam relataram à Polícia Militar 32 ocorrências ligadas a pancadões em 2023, o que representa um aumento de 540% em relação ao ano anterior.

Ao final da justificativa, o deputado afirma que a proposta “é um sinal de que o Estado brasileiro está atento às demandas reais de seus cidadãos”. E conclui: “É um passo na direção de um país mais justo, mais silencioso onde importa, e mais respeitoso com o direito de todos à paz”.

Leia também: “A ousadia do crime organizado”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 243 da Revista Oeste

O post Kataguiri propõe lei para punir organizadores de pancadões apareceu primeiro em Revista Oeste.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0