Oeste Negócios de 28/7/2025: entrevistas com Edson Vasconcelos e Paul Malicki

Jul 28, 2025 - 21:00
 0
Oeste Negócios de 28/7/2025: entrevistas com Edson Vasconcelos e Paul Malicki

Em Oeste Negócios desta segunda-feira, 28, Adalberto Piotto recebe o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, e o CEO da Flapper, Paul Malicki. Programa vai ao ar toda segunda-feira, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=wSsQhBgAGFM

O prazo para o Brasil negociar a tarifa de 50% com os Estados Unidos, sob as exportações brasileiras, está próximo do fim. Ao contrário do governo federal, empresários por todo o país se articulam para amenizar os impactos da decisão da Casa Branca sobre o setor produtivo.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

"Se dentro do Palácio e nos gabinetes do vice Geraldo Alckmin o clima mudou para pior, com um desânimo tomando conta, ficou-se sabendo que toda a negociação está dentro da Casa Branca, mais precisamente no Salão Oval", diz Adalberto Piotto em seu artigo, publicado na edição 279 da Revista Oeste. "Tentaram falar com o USTR, com políticos, governadores, com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, mas nada. É com Trump que a negociação precisa ser feita, e ele já deixou claro o que quer."

A Fiep representa mais de 72 mil empresas paranaenses. Essas iniciativas, que englobam indústrias e prestadores de serviços, proporcionam emprego direto para cerca de 100 mil pessoas.

“O empresariado vê a necessidade de se trazer a questão técnica e os aspectos meramente comerciais para a mesa de negociação”, afirmou Vasconcelos, em nota. “O governo procurou e está ouvindo o setor produtivo, que é unânime em pedir que haja parcimônia e cautela na forma de negociação e que a Lei da Reciprocidade não seja usada."

"Nós temos que tentar buscar outros mercados, mas o fato é que o mercado norte-americano é o grande comprador do mundo, por isso é necessário deixar de lado qualquer agenda ideológica", afirmou o presidente da Fiep.

Aviação executiva em crescimento

O Brasil é o segundo país com a maior frota de jatos executivos no mundo, com mil unidades. Em primeiro estão os Estados Unidos, com mais de 16 mil aeronaves. Os dados são da Airbus Corporate Jets.

A Flapper surgiu em 2016, justamente para atender este mercado, com serviços que vão de táxi aéreo à gestão de aeronaves. O agronegócio é o principal propulsor da aviação executiva brasileira, sobretudo por ser um setor que exige diversos deslocamentos em períodos curtos de tempo.

Assista ao Oeste Negócios

Assista à edição de Oeste Negócios com Edson Vasconcelos e Paul Malicki. O programa vai ao ar nesta segunda-feira, 28, no canal da Revista Oeste no YouTube.

O post Oeste Negócios de 28/7/2025: entrevistas com Edson Vasconcelos e Paul Malicki apareceu primeiro em Revista Oeste.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0