Ataque da Rússia em penitenciária da Ucrânia deixa 16 mortos

Jul 29, 2025 - 09:00
 0
Ataque da Rússia em penitenciária da Ucrânia deixa 16 mortos

Ataques russos contra uma penitenciária na região fronteiriça de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, mataram ao menos 16 pessoas e feriram 35 na noite de 2ª feira (28.jul.2025), disseram militares ucranianos à agência Reuters.

De acordo com a Reuters, o governador de Zaporizhzhia, Ivan Fedorov, afirmou que os prédios da unidade correcional foram destruídos e que casas particulares próximas ao local também foram danificadas.

Formulário de cadastro
E-mail

O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), Andriy Yermak, classificou os ataques como “mais um crime de guerra” cometido pela Rússia.

“O regime (do presidente russo Vladimir) Putin, que também faz ameaças contra os Estados Unidos por meio de alguns de seus porta-vozes, deve enfrentar golpes econômicos e militares que o privem da capacidade de travar a guerra”, disse Yermak na rede social X.

As forças de Moscou têm atacado Zaporizhzhia regularmente, usando drones, mísseis e bombas aéreas, desde o início da guerra, iniciada pela Rússia com uma invasão em larga escala da Ucrânia em 2022.

A Rússia declarou unilateralmente, no início da guerra, a anexação de partes de Zaporizhzhia e áreas dentro e ao redor de 3 outras regiões ucranianas. Kiev e seus aliados ocidentais classificaram a ação como uma apropriação ilegal de terras.

Ambos os lados negam ter como alvo civis em seus ataques, mas milhares de civis foram mortos no conflito, a grande maioria ucranianos.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0