CBF formaliza grupo de trabalho para criação do fair-play financeiro no futebol brasileiro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou na última sexta-feira, a criação do grupo de trabalho que será responsável pela elaboração do regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), conhecido como fair-play financeiro do futebol brasileiro. A medida visa estabelecer diretrizes de governança e controle financeiro para clubes e federações do país.
A portaria assinada pelo presidente da entidade, Samir Xaud, confirma a participação de 28 clubes e oito federações estaduais no grupo, que será coordenado pelo vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul. A primeira reunião será realizada no dia 11 de agosto, às 10h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A proposta final deve ser apresentada até 11 de novembro de 2025.
Ao todo, 32 clubes foram inscritos para o processo, garantindo, segundo a CBF, “representatividade e pluralidade regional”. Entre os participantes estão os quatro grandes de São Paulo (Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo), além de equipes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. As federações estaduais de Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe também integram o grupo.
CBF altera data de confronto entre Palmeiras e Corinthians
A elaboração do SSF contará ainda com a contribuição de especialistas em finanças e governança. Entre os nomes confirmados estão Pedro Daniel, consultor da Ernst & Young; o economista Cesar Grafietti; Caio Resende, diretor da CBF Academy; Alexandre Cordeiro, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Pedro Trengrouse, advogado e professor; e Maria Daniela Borçatto, advogada da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O plano para implantação do fair-play financeiro foi anunciado pela CBF em junho, com a promessa de colaboração entre clubes, federações e profissionais técnicos para a construção de regras que garantam maior transparência e estabilidade às finanças do futebol nacional.
Clubes participantes:
Atlético Mineiro SAF
Esporte Clube Bahia SAF
Botafogo SAF
Red Bull Bragantino Futebol Ltda.
Ceará Sporting Club
Sport Club Corinthians Paulista
Cruzeiro Esporte Clube SAF
Clube de Regatas do Flamengo
Fluminense Football Club
Fortaleza Esporte Clube
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Sport Club Internacional
Esporte Clube Juventude
Mirassol Futebol Clube
Sociedade Esportiva Palmeiras
Santos Futebol Clube
São Paulo Futebol Clube
Sport Club do Recife
Vasco da Gama SAF
Esporte Clube Vitória
América Futebol Clube SAF
Clube Athletico Paranaense
Athletic Club Esportes SAF
Avaí Futebol Clube
Botafogo Futebol S/A
Associação Chapecoense de Futebol
Clube de Regatas Brasil
Ferroviária SAF
Goiás Esporte Clube
Grêmio Novorizontino SAF
Paysandu Sport Club
Clube do Remo
Qual é a sua reação?






