Ex-deputado George Santos se entrega à Justiça nos EUA

Jul 26, 2025 - 05:00
 0
Ex-deputado George Santos se entrega à Justiça nos EUA

O ex-deputado federal norte-americano George Santos, de origem brasileira, começou nesta sexta-feira, 25, a cumprir pena de sete anos de prisão por crimes de fraude e roubo de identidade. Ele foi condenado ao confessar ter cometido fraude eletrônica e furto qualificado de identidade com o objetivo de financiar sua campanha ao Congresso.

Santos, eleito em 2022 pelo Partido Republicano para representar distritos de Queens e Long Island, em Nova York, teve mandato breve. Menos de um ano depois de assumir, tornou-se o sexto parlamentar na história dos Estados Unidos a ser expulso pela própria Câmara. Sua queda começou com a descoberta de que ele havia forjado diversos aspectos de sua biografia.

Na campanha, apresentou-se como empresário de sucesso com passagem por grandes instituições financeiras, o que se revelou falso. Ele também alegou ter sido jogador de vôlei universitário em uma instituição que nunca frequentou e se autodenominou “um orgulhoso judeu norte-americano”, embora tenha ascendência judaica materna.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

A sentença foi aplicada depois de investigações comprovarem que Santos havia enganado doadores e utilizado identidades de terceiros para levantar fundos ilegais. Um juiz federal recusou um pedido de redução de pena feito pela defesa, sob a alegação de que o ex-parlamentar não demonstrou arrependimento genuíno.

Apesar de Santos ter declarado estar “profundamente arrependido” nas semanas anteriores ao julgamento, ele também afirmou ter sido vítima de “perseguição política” e “excesso de zelo por parte da promotoria”.

Na quinta-feira, 24, véspera de sua apresentação à prisão, o ex-deputado concedeu entrevista à rede Al Arabiya, veículo estatal da Arábia Saudita, em que descreveu o local onde cumprirá pena como um “acampamento de segurança mínima”, o que chamou de “grande melhoria” em relação à unidade de segurança média à qual havia sido inicialmente designado.

George Santos publica mensagem de despedida

Santos publicou uma mensagem de despedida em sua conta na rede social X, com tom teatral e referências ao meio artístico. “Bem, queridos… A cortina se fecha, os refletores se apagam e as lantejoulas estão guardadas”, escreveu. Em outro trecho, afirmou: “Foi bagunçado? Sempre. Glamouroso? Ocasionalmente. Honesto? Eu tentei… na maioria dos dias.”

Aos críticos, deixou uma frase direta: “Obrigado pela imprensa gratuita”, e encerrou com a declaração: “Posso estar saindo de cena (por enquanto), mas acreditem, lendas nunca saem de verdade.”

https://twitter.com/MrSantosNY/status/1948529151541215324

Prosseguiu: “Estou indo para a prisão, pessoal, e quero que escutem isso claramente: não estou suicida, não estou deprimido, não tenho intenção de me machucar e não participarei voluntariamente de nenhuma atividade sexual lá dentro”, declarou. “Se algo for divulgado sugerindo o contrário, considerem uma mentira… ponto final.”

Desde sua expulsão do Congresso, Santos se dedicava a um podcast e à venda de vídeos personalizados na plataforma Cameo. Demonstrava também expectativa de obter um possível indulto presidencial. A Casa Branca, no entanto, afirmou nesta semana que “não comentará sobre a existência ou inexistência” de qualquer pedido de clemência.

Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste

O post Ex-deputado George Santos se entrega à Justiça nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0