Governadores criticam postura do governo Lula diante de tarifaço dos EUA

Governadores de São Paulo, Paraná e Goiás criticaram, neste sábado, 26, durante painel na Expert XP, a postura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diante da iminente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos. Segundo eles, o governo federal não demonstra interesse em negociar com o presidente norte-americano, Donald Trump.
“Alguém tem de sentar e conversar com os Estados Unidos, fazer como fizeram os outros países”, disse o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Para ele, falar em desdolarização do comércio é “uma falta de inteligência”. “Nem a China ou a Rússia fizeram isso, ninguém tocou neste assunto.”
“Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar", continuou Ratinho Jr. "É um governo que, sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muitas vezes o Brasil se vitimiza demais. O Trump fez isso com a China, com Índia, com o Canadá, com o México.”
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que Lula acirra o debate ideológico para antecipar a disputa eleitoral de 2026.
“O Lula não quer resolver o problema", acusou. "Ao invés de usar a chancelaria brasileira, que era uma das melhores do mundo, fica usando frases de efeito. Quem é o Lula para falar de soberania, se estava batendo palmas para a Rússia quando invadiu a Ucrânia?”
Tarcísio, por sua vez, disse que São Paulo pode perder 120 mil empregos com as tarifas. “Vamos fazer uma grande liberação de créditos acumulados do ICMS e estamos conversando com as contrapartes americanas, empresas e políticos, para que possam sensibilizar o governo americano e mostrar o tamanho do problema”, afirmou.
Segundo ele, o momento é de forte politização. “Infelizmente hoje busca-se tirar proveito político de tudo, por isso estamos nessa situação”, disse Tarcísio, que também defendeu a soberania nacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Tarcísio também citou a importância de resolver o impasse. “Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema.”
Caiado diz que governo Lula não consultou governadores
Caiado declarou que os governadores não foram chamados para conversar com o governo federal sobre o tema. “Nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados pra ele tomar essa posição, não", disse. "Nós, governadores, estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do seu Lula, que até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria.”
Segundo ele, o governo federal desmantelou a diplomacia brasileira. “Hoje é um Itamaraty muito mais ideológico", continuou. "O Brasil fica cada hora com uma frasesinha de efeito: ‘Ai o imperador do mundo, ai eu vou chupar jabuticaba’. Não tem nada de responsabilidade.”
Tarcísio reforçou a crítica ao clima político. “Infelizmente hoje a gente tá vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país”, afirmou.
Nesta sexta-feira, 25, Lula afirmou que designou o vice-presidente Geraldo Alckmin para liderar as conversas com os EUA. “Queria dizer pro presidente Trump, que esse moço aqui, o Geraldo Alckmin, é o meu vice-presidente, o cara mais calmo que eu conheço, um exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar.”
O post Governadores criticam postura do governo Lula diante de tarifaço dos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.
Qual é a sua reação?






