Justiça dos EUA aprova financiamento bilionário da Azul

A companhia aérea Azul obteve sinal verde da Justiça dos Estados Unidos para captar US$ 1,6 bilhão em crédito Debtor-in-Possession Financing. O mecanismo é voltado para empresas em recuperação judicial.
Como resultado, a aprovação representa uma etapa central na tentativa da companhia de reestruturar seu setor financeiro e manter a operação sem interrupções.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A aérea brasileira recorreu ao chamado Chapter 11, o equivalente norte-americano à recuperação judicial, em maio deste ano. Desde então, vem negociando com credores e buscando medidas para reduzir custos de longo prazo.
Além da liberação do crédito, a empresa protocolou na Justiça um acordo com a AerCap, principal arrendadora de aeronaves de sua frota. A Azul estima que o empreendimento possa gerar uma economia superior a US$ 1 bilhão nas despesas com os aviões alugados.
O tribunal também autorizou a empresa a rescindir dois contratos de arrendamento de motores que estavam fora de uso, como parte da estratégia de enxugamento da estrutura operacional. A avaliação do acordo com a AerCap está marcada para 13 de agosto.
Azul projeta fim do processo ainda em 2025
A nota oficial da companhia destacou que todas as ações em curso têm como objetivo consolidar uma estrutura de capital mais robusta.
“Combinadas, essas ações são um exemplo do esforço da Azul para otimizar sua frota, reduzir custos de longo prazo e fortalecer ainda mais sua estrutura de capital enquanto se posiciona para o sucesso futuro como uma organização mais ágil e melhor posicionada para competir na dinâmica indústria da aviação”, ressaltou a empresa.
+ Leia também: "O dia em que um Boeing 747 virou planador sobre o Índico e evitou uma grande tragédia"
Com o financiamento aprovado e os ajustes em andamento, a Azul espera concluir o processo de reestruturação até o fim de 2025. A companhia é a terceira grande aérea brasileira a recorrer ao Chapter 11 nos Estados Unidos, depois de Latam e Gol.
O post Justiça dos EUA aprova financiamento bilionário da Azul apareceu primeiro em Revista Oeste.
Qual é a sua reação?






