Mais de 6.600 fazem prova para Agente de Polícia Legislativa
Na tarde deste domingo (21), foi realizado o segundo dia de provas do concurso público da Assembleia Legislativa (Ales). O exame com questões objetivas para o cargo de Agente de Polícia Legislativa foi aplicado em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares para 6.625 pessoas, que concorrem a 15 vagas. O índice de abstenção foi de 29,37%.
A prova teve duração de três horas, com início às 14h15 e encerramento às 17h15. Os portões foram fechados às 14 horas. O gabarito preliminar deve ser divulgado no site da banca.
Vitória foi a cidade com o maior número de participantes presentes, seguida de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Na capital, os concorrentes foram distribuídos em quatro locais de prova: Centro Universitário Multivix, Centro Universitário Salesiano, Faculdade FDV e Emescam.
Expectativas dos candidatos
Helena Aranda, que completou 20 anos de idade neste domingo, passou o dia do aniversário prestando a prova para o cargo. Ela está no 3º período da faculdade de Direito e tem muitos policiais na família. “Eu sempre tive muito interesse pela Assembleia, eu acho que o cargo é muito legal. Me interessei muito nessa área, tanto policial quanto judiciária, desde que eu era mais nova”, contou a candidata.
Para Helena, a jornada de realização de concursos públicos traz maturidade e aprendizado: “É difícil, mas faz a gente evoluir como ser humano, entender muito sobre a maturidade, a vida, sobre nossos erros, nossos acertos e ter muita paciência no processo”, opinou a estudante.
Da mesma idade, Luiz Guilherme Pirajá também está buscando uma vaga no serviço público. O jovem de 20 anos cursa o 5º período de Psicologia e tem realizado provas na área policial. “A maioria das carreiras que eu estou fazendo é mais para a área policial, já fiz da Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), Guarda Municipal da Serra, Guarda de Vitória, já fiz também da Polícia Militar”, enumerou.
Cachoeiro de Itapemirim
Mesmo o calor de quase 30 graus em Cachoeiro não desanimou candidatos como o vigilante Breno Sella. Ele foi o primeiro a entrar no campus da Faculdade, às 13 horas, e falou que chegar cedo ajuda a enfrentar a adrenalina do dia de prova. “Para chegar na sala e ficar tranquilo, porque a ansiedade bate forte. Depois que você entra, já melhora”.
O concurso com salário inicial que pode chegar a R$ 10 mil – considerando vencimento, benefícios e possibilidade de gratificação especial – atraiu inclusive candidatos de outros estados, como o casal Andréa Secco e Daniel Santana. Ela é servidora pública efetiva da Prefeitura de Muriaé, em Minas Gerais. O marido, autônomo, decidiu começar a estudar para concurso por incentivo da esposa.
Auxiliar de enfermagem, Andréa afirmou estar disposta a mudar de área e de cidade. “Com certeza! O clima muito gostoso que tem em Vitória. Já estou tratando questões de saúde, perda de peso, caminhada, atividade física, musculação, tudo para poder fazer as outras etapas tranquila”, comentou. O concurso conta ainda com outras etapas, como prova de capacidade física.
O consultor do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) Égon Ariel considerou o dia de provas tranquilo. “Não houve intercorrências, a organização foi excelente. Os candidatos chegaram a tempo, foram todos pontuais”, avaliou.
O candidato João Pedro Dutra, de 19 anos, classificou a prova como “tranquila e com questões muito bem formuladas”. Ele, que já está tentando concursos na área policial há algum tempo, considerou a banca “direta”. “Pegou exatamente aquilo que caiu no edital, diferente de muitas bancas que pegam tópicos extremamente fora daquilo que a gente estuda, foi uma banca totalmente assertiva, questões bem diretas e específicas para aquele cargo”.
Linhares
Em Linhares, a prova aconteceu na, Faceli faculdade pública do município. O exame deste domingo contou com 40 questões de múltipla escolha, englobando Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Conhecimentos Gerais e Atualidades, Legislação e Conhecimentos Específicos.
Ainda serão realizadas a prova de capacidade física (21 e/ou 22 de fevereiro), avaliação psicológica (14 e/ou 15 de março), exame toxicológico (14 e/ou 28 de abril), avaliação de sindicância social (envio de documentação de 9 a 11 de junho), procedimento de heteroidentificação (22 a 24 de julho) e curso de formação (21 de setembro a 23 de outubro).
Candidatos que quiserem abrir recurso contra questões da prova objetiva deste domingo (21) têm esta segunda (22) e terça-feira (23) para isso.
No domingo passado (14), foram aplicadas as provas para os cargos de Analista Legislativo e Consultor Legislativo.
O concurso público da Ales é organizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), e o candidato pode acompanhar todas as informações no site da banca. O último certame para o parlamento capixaba foi realizado em 2011.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0