“Voltei a sorrir sem medo”, diz paciente atendida pela Carreta Transformar Sorrisos, em Macapá

Dez 21, 2025 - 15:00
 0
“Voltei a sorrir sem medo”, diz paciente atendida pela Carreta Transformar Sorrisos, em Macapá

A Prefeitura de Macapá realizou nesta sexta-feira (19) mais um dia de atendimentos da carreta itinerante “Transformar Sorrisos” para mulheres da comunidade do Curiaú, Mel da Pedreira e Torrão do Matapi. A iniciativa leva atendimento odontológico gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade, ampliando o acesso aos serviços de saúde bucal e priorizando o acolhimento, prevenção e cuidado humanizado.

A Carreta Transformar Sorrisos realizou mais de 450 atendimentos odontológicos, beneficiando mulheres da capital e das comunidades. Os serviços incluíram avaliação clínica, procedimentos básicos, orientações de higiene bucal e encaminhamentos.Sara Teles, 56 anos, agricultora na comunidade Mel da Pedreira, foi uma das pacientes atendidas pela carreta e relatou que a iniciativa representa mais do que um tratamento, é a retomada autoestima e a qualidade de vida.

Sara Teles, 56 anos, agricultora na comunidade Mel da Pedreira, foi uma das pacientes atendidas pela carreta e relatou que a iniciativa representa mais do que um tratamento, é a retomada autoestima e a qualidade de vida.

Foto: Sara Teles, uma das pacientes atendidas pelo projeto | Foto: Sarah Lopes/PMM

“Eu tinha muita vergonha de sorrir, evitava até conversar. Hoje saio daqui diferente, mais confiante e feliz. Eu voltei a sorrir sem medo, e ficou muito feliz em saber que outras mulheres tem acesso a esse serviço”, disse.

A ampliação do acesso à saúde bucal é fundamental para a promoção da saúde pública em Macapá. Projetos como o Transformar Sorrisos contribuem diretamente para a prevenção de doenças, redução de agravamentos odontológicos e fortalecimento do cuidado contínuo, especialmente para populações em situação de maior vulnerabilidade.

O post “Voltei a sorrir sem medo”, diz paciente atendida pela Carreta Transformar Sorrisos, em Macapá apareceu primeiro em A Gazeta do Amapá.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0