Creatina causa queda de cabelo? Especialistas respondem

A creatina é um dos suplementos mais populares entre atletas amadores e profissionais, já que é conhecida por ajudar no ganho de força e massa muscular, além de potencializar a resistência e a performance física nos treinos. No entanto, recentemente, uma dúvida tem gerado polêmica: ela pode causar queda de cabelo?
De acordo com Wandyk Allison, médico integrativo pós-graduado em nutrição clínica, não existem evidências científicas de que a creatina cause queda de cabelo. Um único estudo, realizado em 2009 com jogadores de rugby, mostrou que a creatina pode levar ao aumento de DHT (di-hidrotestosterona), um subproduto do hormônio masculino, que pode estar relacionado a uma reação inflamatória no folículo capilar e à queda de cabelo a longo prazo.
“No entanto, esse foi um estudo pequeno, sem avaliação direta da queda de cabelo, e os resultados não foram replicados em ensaios posteriores”, explica Allison.
Outro estudo realizado com 45 homens saudáveis, em que uma parte suplementou 5 gramas de creatina por dia e a outra parte recebeu placebo, não encontrou diferenças significativas entre os dois grupos nos níveis de hormônios (testosterona total, livre e DHT) no sangue. “Esta é a primeira evidência direta contra a ideia de que a creatina leva à perda capilar”, completa.
A tricologista Luciana Passoni, CEO da Passoni Clinic, concorda: “O estudo realizado em 2009 foi feito com atletas que suplementaram uma quantidade muito grande de creatina e, dessa forma, eles tiveram esse aumento no DHT”, explica. “Nessa situação, houve o aumento da queda de cabelo e foi assim que se iniciou esse mito. Mas não há evidências de que a creatina, quando suplementada na quantidade correta [de 3 a 5 gramas por dia], cause queda de cabelo”, afirma.
A especialista acrescenta, ainda, que a queda capilar, quando acontece, pode estar associada a outros fatores, como mudanças na alimentação. “Muitas pessoas começam a suplementar creatina quando estão treinando e fazendo dieta associada. O que faz cair o cabelo, nesse caso, é a privação da alimentação e da energia, porque o corpo é um grande retentor de energia, e não a creatina”, afirma.
O que realmente pode levar à queda de cabelo?
É considerado normal a queda de 50 a 150 fios de cabelo por dia. No entanto, a perda excessiva pode indicar deficiências nutricionais e distúrbios hormonais, como problemas na tireoide. Entre os principais fatores que levam à perda capilar estão:
- Deficiência de nutrientes como vitamina D, ferro, zinco e vitaminas do complexo B;
- Hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- Aumento do estresse;
- Uso de produtos químicos;
- Predisposição genética à alopecia androgenética (calvície).
E quais efeitos colaterais a creatina pode causar?
A creatina pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente quando não é suplementada da forma correta. De acordo com Allison, são eles:
- Retenção hídrica intracelular, que pode gerar aumento de peso;
- Desconforto gastrointestinal;
- Câimbras musculares e possível desidratação, quando a ingestão de água diária não for suciente;
- Alterações na função renal, especialmente aumento da creatinina sérica;
- Aumento da pressão arterial (relatos raros).
Inclusive, a suplementação de creatina é contraindicada em pacientes que possuem doença renal ou hepática pré-existente, pessoas com hipertensão ou que fazem uso concomitante de diuréticos ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), devido ao possível impacto sobre a função renal e retenção de líquidos. Gestantes e lactantes também não devem suplementar por falta de dados suficientes sobre a segurança do consumo.
Whey e creatina: suplementos podem fazer mal? Veja como usá-los
Qual é a sua reação?






