Músico é confundido com criminoso sexual por inteligência artificial e tem show cancelado
O violinista e compositor canadense Ashley MacIsaac teve um show cancelado após uma ferramenta de inteligência artificial associá-lo a crimes sexuais. A equipe responsável pelo evento, que aconteceria no dia 19 na comunidade indígena Sipekne’katik First Nation, suspendeu a apresentação cerca de uma semana antes da data marcada, sem explicações imediatas ao artista.
Leia também:
- ChatGPT é acusado de cumplicidade em caso de homem que matou a própria mãe
- Startup mineira e UFMG desenvolvem “ChatGPT do SUS” para democratizar dados de saúde
- Uso da inteligência artificial gera engajamento em cassinos on-line
Segundo o jornal “The Globe and Mail”, os organizadores decidiram cancelar o evento depois de encontrarem, em uma busca no Google, a informação de que MacIsaac seria um criminoso sexual. O dado, no entanto, era falso e surgiu a partir de um erro do sistema de IA da empresa, responsável por gerar resumos automáticos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa. A ferramenta confundiu o músico com outro canadense de mesmo nome, um homem da província de Terra Nova e Labrador condenado por crimes sexuais.
Ao descobrir o motivo do cancelamento, MacIsaac se mostrou preocupado com as consequências do erro. Em entrevista ao “The Globe and Mail”, ele afirmou que a falha do Google o colocou em uma situação perigosa. Já ao “Cape Breton Post”, disse que os locais confiaram na informação falsa apresentada pela internet.
Risco para a carreira
Conhecido desde o fim dos anos 1990, quando lançou o álbum “Hi™ How Are You Today?”, MacIsaac segue atuando principalmente com apresentações ao vivo. Ele teme que outros organizadores também tenham cancelado shows ou que contratantes tenham desistido após se depararem com a informação incorreta.
O músico destacou ainda que nunca sofreu condenação por crimes graves. O único episódio envolvendo a Justiça ocorreu há mais de duas décadas, em decorrência de uma acusação de posse de maconha. Ele acabou absolvido, sem sequer ser preso.
Correção
Após a repercussão do caso, a inteligência artificial do Google deixou de exibir resumos automáticos relacionados ao nome Ashley MacIsaac. Até o momento, a funcionalidade não voltou a aparecer para buscas com o termo.
O professor Clifton Van Der Linden, da Universidade McMaster, alertou ao “The Globe and Mail” que as plataformas estão deixando de ser apenas ferramentas de busca para assumir o papel de narradoras de informação.
The post Músico é confundido com criminoso sexual por inteligência artificial e tem show cancelado appeared first on Aqui.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0