Retrospectiva Balneário Camboriú 2025: Esporte
Todos os anos o jornal Página 3 publica uma retrospectiva para registrar os principais acontecimentos, bons ou nem tão bons, que aconteceram na cidade durante o ano que finda. Quem faz a avaliação são as lideranças dos vários setores, destacando o que consideram positivo para a cidade, o que precisa melhorar, os investimentos, o que faltou e o que planejam para o novo ano.
Vários setores participam desta avaliação anual: Cidade, Política, Instituições Sociais, Esporte, Cultura, Economia, Comunicação, Imagens, Redes Sociais, Entidades não governamentais.
A pergunta é a mesma para todos:
“Qual foi o principal projeto desenvolvido em 2025 e qual considera ser a prioridade para 2026”

Diogo Gamboa, técnico de atletismo do IABC/FMEBC, eleito Melhor Treinador de Atletismo de Rendimento de SC pelo quarta vez
“Em 2025 tivemos grandes resultados, tanto nas categorias de base quanto no alto rendimento com os adultos.
Acredito que Guilherme Orenhas foi o grande nome no masculino, primeiro do ranking sulamericano nos 800m (1.45.01), recorde absoluto catarinense, marca que representa a 8ª melhor de todos os tempos, atrás apenas de nomes como Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Aguiberto Guimarães. Participação em diversas seleções Brasileiras, campeão do JASC entre outros resultados em meetings internacionais.
No feminino, Mayara Vicentainer novamente teve um ano repleto de conquistas, se tornou bicampeã brasileira dos 35km, foi a melhor brasileira no pan americano de marcha atlética, foi TOP30 no mundial de atletismo realizado em Tóquio, além de recordes estaduais e o título do JASC. Mayara também foi eleita pela Federação de Atletismo de SC a melhor atleta do ano.
Foi um ano onde tivemos atletas em todas as seleções brasileiras da categoria adulta. Também tivemos o atleta José Yago Vasconcelos, campeão Brasileiro Sub16 nos 300m com barreiras, além do Ângelo de Abreu, campeão e recordista da Olesc na prova de 800m.
No JASC atingimos 18 medalhas, troféu de 2º lugar no feminino e 3º no masculino, Douglas Hernandes bateu o recorde mais antigo do JASC que durava 45 anos na prova de 400m com 47.03, também participando da equipe de 4x400m com Guilherme, Gabriel e João Moniz batendo um recorde de 30 anos.
Para 2026, nossos objetivos são continuar com grandes participações nas seleções brasileiras, conquistar o título no JASC e ser TOP3 por equipes no Troféu Brasil de Atletismo, além de fomentar ainda mais novos talentos como temos revelado. Grande exemplo, a jovem de 10 anos Nola Vicenci, campeã estadual Sub 12”.

Caike Rovigo, técnico de atletismo da Afadefi
“Esse ano fomos medalhistas no Campeonato Mundial em Nova Délhi, na Índia, com o atleta João Matos Marques Cunha (medalha de prata nos 100 metros e nos 400 metros).
Tivemos a convocação para seleção brasileira: Seleção de Framme Running: Brenda Bensberg Sanches; Seleção de Arremessos e Lançamentos: Isabela Macena Ferreira.
Obtivemos a convocação de 12 atletas para os Jogos Paralímpicos Escolares sendo o maior número de atletas de um mesmo município representando o Estado de Santa Catarina.
Conquistamos importantes colocações no PARAJASC: campeões da categoria DF Feminino; campeões da categoria DA Feminino e vice-campeões da categoria DF Masculino
Além de diversos títulos nacionais e recordes nacionais.
Fui eleito entre os três melhores treinadores do Brasil na modalidade pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.”

Mayara Vicentainer, atleta de marcha atlética do IABC/FMEBC, Melhor Atleta do Ano
“2025 foi um ano incrível. Estivemos no pódio em todas as competições nacionais e fui a brasileira com melhor desempenho no Pan-Americano de Marcha Atlética.
Além disso, bati um recorde estadual, fui convocada para o Mundial de Atletismo e obtive um ótimo desempenho.
Fechei a temporada conquistando o título nos Jogos Abertos e sendo reconhecida como Atleta Destaque de Santa Catarina no Atletismo.
A temporada foi longa, mas muito próspera, marcada por muita dedicação.
Para 2026, os objetivos são ainda mais ambiciosos, incluindo o Mundial de Marcha Atlética que será realizado no Brasil. Estamos nos preparando e prontos para buscar grandes resultados”.

Lucas Sorin – eneacampeão Kung Fu Wushu, técnico da Team Sorin/FMEBC e da seleção catarinense
“Tive vários destaques em 2025. O Sorin atleta encerrou um ciclo na seleção brasileira, lutei um mundial em casa (no Brasil), ao lado de um aluno criado por mim como parceiro de seleção brasileira. Me desafiei, superei lesões, superei meu maior adversário, eu mesmo, diversas vezes.
O Sorin técnico, treinador, formador de atletas, mudou vidas através do esporte, viu campeões improváveis. Vi seis alunos meus serem campeões sul-americanos na Argentina. Vi e vivi o inimaginável em 2025.
E em 2026, o trabalho competitivo será em cima do Kaue Martins, meu menino de 13 anos, convocado para o Mundial Jr na China em março.
E trabalhar para que novos atletas sejam criados e tenham suas vidas transformadas através do esporte que mudou a minha!”

Gevelyn de Almeida, atleta e diretora do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED)
“Nosso destaque de 2025 foi conseguir inscrever Projetos Esportivos do ICED de cunho Nacional, que por si contribuíram para a participação de mais eventos e atletas em destaque no Ranking Nacional, sendo Fábio Vacari 3° Lugar no Ranking Nacional nos 200m, Gévelyn Almeida 1º Lugar Arremesso de Peso, 2° lugar no lançamento de disco e 3° lugar no lançamento de dardo, Rafaela Krol Carraro, 1° lugar – 1.500 metros 2° lugar – 200 metros, Sandro Ribeiro 2° lugar no arremesso de peso e lançamento de disco.
Um dos diferenciais foi a melhora do aporte do município no investimento do Programa Bolsa Atleta que colaboraram com que os atletas pudessem melhorar no investimento de suas carreiras na compra de materiais esportivos para a prática da modalidade e também da sua subsistência e de seu grupo familiar”.

Figue Diel, tricampeão mundial de surf adaptado
“Destaco o título que conquistei de pentacampeão brasileiro esse ano e pelo nono ano consecutivo representei o Brasil no Mundial nos EUA e fiquei em quarto lugar. Fui para a final em todos os anos do Mundial.
Para finalizar o ano, recebi a honra de ser homenageado pela Câmara Municipal como Cidadão Honorário, um reconhecimento muito importante para mim e toda minha família.
Na minha escola de ioga e pilates na Praia Brava estamos indo para duas décadas de trabalho, fico feliz porque são técnicas importantes que ajudam as pessoas na saúde física e mental.
Acho que o grande destaque do ano no surf foi o Yago Dora, de Floripa, que conquistou o primeiro título mundial de surf profissional nas Ilhas Fidi, pessoa humilde, de grande talento, que esse ano conseguiu seu merecido título e representou todos nós e o Brasil tão bem”.

Diogo Catafesta, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC)
“O ano de 2025 foi marcado por um novo olhar para o esporte, com mais atenção, valorização e humanização no cuidado com atletas e técnicos.
Esse avanço se concretizou por meio da atualização do sistema esportivo e da melhoria nos valores do programa Bolsa Atleta, reforçando nosso compromisso com quem representa o município.
Também realizamos importantes investimentos em zeladoria e modernização dos espaços esportivos, com destaque para a grande reforma do Ginásio da Barra, que se tornou um símbolo de infraestrutura renovada, funcional e acolhedora para toda a comunidade esportiva.
Em 2026, nosso principal foco será seguir qualificando as condições e a estrutura de treino dos nossos atletas. Entre as metas prioritárias, estão a entrega do primeiro campo sintético municipal e a ampliação significativa dos investimentos nas escolinhas esportivas.
O objetivo é fortalecer o esporte desde a base, acolhendo e desenvolvendo cada vez mais crianças e jovens, garantindo oportunidades e construindo o futuro do esporte no município”.

Iki Beraldo, técnico de vôlei masculino da FMEBC
“Conquistamos títulos importantes no vôlei masculino e no feminino. A equipe feminina treinada por Farid Beraldo conquistou o título de campeã da Olimpíada Estudantil de SC (Olesc) e o time masculino ficou vice-campeão nos Joguinhos Abertos.
Também conquistamos o Troféu Eficiência da Liga Catarinense no masculino e no feminino e o segundo lugar no Troféu Eficiência da Federação Catarinense de Vôlei no masculino e no feminino.
Fomos campeões dos Jogos Sul-Americanos Escolares, em dezembro, na cidade paraguaia de Assunção. Pela primeira vez uma equipe de Balneário Camboriú, formada por estudantes do Colégio COC, que são atletas da Associação Balneário Camboriú do Voleibol (ABC do Voleibol) e da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), conquistou este título.
A prioridade para 2026 é conquistar quatro pódios, masculino e feminino, dois na Olesc e dois nos Joguinhos Abertos”.

Leize Bianchini, técnica vôlei de praia da AMULECC/FMEBC
“O ano de 2025 foi maravilhoso para o vôlei de praia de Balneário Camboriú, além do grupo que conquistou importantes resultados tivemos como destaque a dupla formada pelos atletas Thomas Endler e Arthur Póvoas que conquistou o título geral do Estadual Sub 19 e Sub 21, além de conquistarem o título de CAMPEÕES BRASILEIROS Sub 19.
Para 2026 temos como prioridade manter o trabalho oportunizando aos nossos atletas conquistarem resultados importantes levando sempre o nome de Balneário Camboriú entre os melhores na modalidade a nível estadual e também nacionaL”.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0