Trump se reúne com Starmer após acordo com União Europeia

Jul 28, 2025 - 08:00
 0
Trump se reúne com Starmer após acordo com União Europeia

O presidente dos Estdos Unidos, Donald Trump, receberá o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em seu resort de golfe no oeste da Escócia nesta segunda-feira (28) para conversas que abrangem desde o recente acordo comercial bilateral até o agravamento da crise de fome em Gaza, informaram os dois governos.

Trump, em alta após anunciar um enorme acordo comercial com a União Europeia na noite de domingo (27), disse esperar que Starmer também fique satisfeito.

“O primeiro-ministro do Reino Unido, embora não esteja envolvido nisso, ficará muito feliz porque, como você sabe, há uma certa unidade que também foi trazida para lá”, disse Trump. “Ele ficará muito feliz em ver o que fizemos.”

Reino Unido quer discutir tarifas sobre aço

Starmer esperava negociar uma redução nas tarifas sobre aço e alumínio dos EUA como parte das negociações, mas Trump descartou no domingo qualquer mudança nas tarifas de 50% sobre aço e alumínio para a UE e afirmou que o acordo comercial com o Reino Unido está “concluído”.

O ministro britânico de Negócios e Comércio, Jonathan Reynolds, disse à rede BBC que as negociações com o líder americano oferecem ao Reino Unido uma boa chance de apresentar seus argumentos, mas ele não espera anúncios sobre o assunto nesta segunda-feira.

Trump e Starmer devem se encontrar ao meio-dia, horário local, (08h em Brasília) no luxuoso resort de golfe de Trump em Turnberry, na costa oeste da Escócia, antes de viajarem juntos mais tarde para uma segunda propriedade de Trump no leste, perto de Aberdeen.

A visita deles tem sido ofuscada pelo agravamento da crise na Faixa de Gaza, devastada pela guerra, onde imagens de palestinos famintos alarmaram o mundo.

Gabinete britânico convocado

Starmer convocou seus ministros do recesso de verão para uma reunião de gabinete, disse uma fonte do governo no domingo (27), provavelmente para discutir a situação em Gaza, à medida que cresce a pressão interna e externa para o reconhecimento de um Estado palestino.

Na sexta-feira (25), ele afirmou que o Reino Unido reconheceria um Estado palestino apenas como parte de um acordo de paz negociado, decepcionando muitos em seu Partido Trabalhista que desejam que ele siga os passos da França e tome medidas mais rápidas.

Trump rejeitou na sexta-feira o plano do presidente francês Emmanuel Macron de reconhecer um Estado palestino, uma intenção que também atraiu forte condenação de Israel, após medidas semelhantes da Espanha, Noruega e Irlanda no ano passado.

O presidente americano afirmou que, embora os EUA aumentem a ajuda a Gaza, desejam que outros países se juntem ao esforço. A Ucrânia também estava na pauta das negociações com Starmer.

Dezenas de moradores de Gaza morreram de desnutrição nas últimas semanas, segundo o Ministério da Saúde no território controlado pelo Hamas, com grupos de ajuda humanitária alertando para a fome generalizada.

A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando combatentes liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel, matando 1.200 pessoas, a maioria civis, e levando 251 reféns de volta para Gaza, segundo dados israelenses.

Desde então, a ofensiva israelense matou quase 60 mil pessoas em Gaza, a maioria civis, segundo autoridades de saúde palestinas. Ela reduziu grande parte do território a ruínas e deslocou quase toda a população de mais de dois milhões de pessoas.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0