AVC: Saber como reagir pode fazer a diferença

Jan 12, 2026 - 09:00
 0
AVC: Saber como reagir pode fazer a diferença

A cada 40 segundos, alguém sofre um AVC

 

● O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição que ocorre quando o fluxo sanguíneo é reduzido ou interrompido para uma parte do cérebro, o que pode causar danos ou destruição das células por falta de oxigênio e nutrientes.

● Uma resposta, diagnóstico e tratamento rápidos podem desempenhar um papel decisivo na evolução da doença, evitando sequelas duradouras. 

● Atualmente, o AVC é a terceira causa de morte em todo o mundo. Sem dúvida, essa é uma razão pela qual devemos continuar trabalhando para melhorar as intervenções, reforçar a prevenção e ampliar o acesso à saúde para mais pessoas.

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica que pode mudar a vida de uma pessoa em questão de minutos. Ele ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, causando a morte de milhões de neurônios por falta de oxigênio e nutrientes. Em um AVC, cada minuto conta: podem morrer até 1,9 milhão de células cerebrais por minuto, por isso a detecção precoce e o atendimento médico imediato são determinantes para evitar sequelas graves ou até mesmo a morte.

Na América Latina, a cada 40 segundos alguém sofre um AVC. Isso pode ocorrer em casa, no trabalho ou na rua. Por isso, reconhecer os sintomas e agir rápido pode significar a diferença entre uma recuperação completa ou uma deficiência permanente. Para reconhecer os sinais de alerta de um AVC, os especialistas recomendam lembrar a METODOLOGIA SAMU, um guia simples que pode fazer a diferença entre a vida e a deficiência.

S – Peça à pessoa para SORRIR. Um lado do rosto não se move ou cai?

A – Peça para a pessoa dar um ABRAÇO ou abrir os braços.

M – Dificuldade ao MURMURAR? Tem a fala confusa ou enrolada?

UURGÊNCIA: se notar algum destes sinais, ligue imediatamente para os serviços de emergência. Não espere. Não hesite. Aja! VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA.

“80% dos acidentes vasculares cerebrais podem ser prevenidos. A chave está na educação, na detecção precoce e no acesso a tecnologia médica que permita um diagnóstico e tratamento oportunos. Na Siemens Healthineers, trabalhamos para que os equipamentos médicos ofereçam precisão e rapidez, ajudando a salvar vidas e reduzir as sequelas deixadas por esta doença”, explica a Dra. Ana Carolina da Costa, PhD, Gerente de Colaboração Clínica para Tomografia Computadorizada na Siemens Healthineers na América Latina.

Os avanços tecnológicos em imagens diagnósticas, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia, permitem que os profissionais de saúde visualizem em detalhes as áreas afetadas do cérebro, identifiquem o tipo de AVC e tomem decisões clínicas em questão de minutos. Graças a essas inovações, os médicos podem iniciar tratamentos mais rápidos e eficazes, melhorando as chances de recuperação dos pacientes.

Referências

Organização Mundial da Saúde. As dez principais causas de morte. Disponivel em: Link.

Medline Plus. Accidente Cerebrovascular. Disponível em: Link

Sobre a Siemens Healthineers

Siemens Healthineers impulsiona avanços inovadores na saúde. Para todos. Em todos os lugares. De forma sustentável. Como fornecedora global de equipamentos, soluções e serviços de saúde, a empresa opera em mais de 180 países, com representação direta em mais de 70. O grupo inclui a Siemens Healthineers AG, listada como SHL em Frankfurt, Alemanha, e suas subsidiárias. Líder em tecnologia médica, a Siemens Healthineers dedica-se a melhorar o acesso à saúde para comunidades desfavorecidas em todo o mundo e a combater as doenças mais ameaçadoras. Sua atuação principal foca em áreas de diagnóstico por imagem, cuidados oncológicos e terapias minimamente invasivas, todas aprimoradas pela tecnologia digital e inteligência artificial. No ano fiscal de 2025, encerrado em 30 de setembro do mesmo ano, a empresa registrou uma receita de aproximadamente 23,4 bilhões de euros e empregava cerca de 74.000 colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, visite: SITE

 

 

 

 

 

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0