A retomada da produção na Fafen sempre esteve na pauta do governo de Sergipe, independente do mandatário eventualmente de plantão
A história da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) localizada em Sergipe é pontuada pela sucessão de períodos felizes e também por alguns reveses. Inegável, a qualquer tempo, é a sua importância na planta industrial do estado.
A retomada da produção na Fafen sempre esteve na pauta do governo de Sergipe, independente do mandatário eventualmente de plantão. E não poderia ser diferente. Em atividade, a fábrica se fertilizantes é responsável pela geração de centenas de empregos e milhões em impostos.
Fundada pela Petrobras em 1980 e arrendada para a iniciativa privada desde 2020, a Fafen Sergipe teve suas atividades paralisadas em março de 2024, quando a Unigel, então operadora da unidade, alegou inviabilidade econômica. Só no último dia 31, ao apagar das luzes do ano velho, a Fafen voltou a operar normalmente, mediante nova licitação e contratação de ente privado para a prestação de serviço.
A Fafen tem capacidade instalada para processar 1,8 mil toneladas de ureia por dia. Para além de qualquer dado estritamente econômico, convém observar a sua importância incontornável na vida concreta de centenas de trabalhadores. Por isso é que as portas abertas da fábrica recebem os aplausos de tanta gente.
O post EDITORIAL: A boa notícia da Fafen apareceu primeiro em Jornal do Dia.