As tentativas de fraude envolvendo o programa Gás do Povo, em Aracaju, advertem sobre o oportunismo da bandidagem
Segundo um dito popular, a ocasião faz o ladrão. Pura verdade. Em ambiente digital, assim como na vida real, as oportunidades criadas pela desatenção servem um prato cheio, dos mais bem servidos, para desfrute dos golpistas.
As tentativas de fraude envolvendo o programa Gás do Povo, em Aracaju, advertem sobre o oportunismo da bandidagem. De acordo com os relatos, criminosos estariam se passando por equipes da Semfas a fim de solicitar informações pessoais, sob o pretexto de cadastro ou atualização de dados do programa.
Tudo lorota. A Semfas esclarece que o benefício do programa Gás do Povo é concedido de forma automática pelo Governo Federal às famílias que já estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Não há necessidade de inscrição presencial, entrega de documentos ou fornecimento de dados a terceiros.
O caso surpreende pela disposição de dar a cara a tapa. Aqui, os golpistas abordam as vítimas em potencial de cara limpa, corpo presente, sem buscar nem mesmo o manto do falso anonimato fornecido pelas interações no mundo virtual.
O post EDITORIAL: A ocasião faz o ladrão apareceu primeiro em Jornal do Dia.