Líderes da Tailândia e do Camboja se reunirão na Malásia após pressão de Trump


Líderes da Tailândia e do Camboja se reunirão na Malásia para conversas destinadas a encerrar as hostilidades, disse um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro tailandês. O encontro ocorre após mediação do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pôr fim à disputa fronteiriça. Os combates, agora no quarto dia, já mataram pelo menos 34 pessoas e deslocaram mais de 168 mil.
Trump postou no Truth Social, no sábado, 26, que conversou com os líderes da Tailândia e do Camboja e sugeriu que não avançaria com acordos comerciais com nenhum dos países se as hostilidades continuassem. Ele afirmou depois que ambos os lados concordaram em se reunir para negociar um cessar-fogo.
O primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, disse que seu país concordou em buscar um “cessar-fogo imediato e incondicional”. Ele afirmou que Trump lhe disse que a Tailândia também concordou em interromper os ataques após a conversa do presidente dos EUA com o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai.

Entenda as razões do conflito entre Tailândia e Camboja
A tensão se intensificou no fim de maio, após a morte de um soldado cambojano durante um embate de pequenas proporções

Trump diz que Tailândia e Camboja concordam com conversas imediatas sobre cessar-fogo
Nas redes sociais, Trump disse que havia conversado com o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, e com o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, e os advertiu que não faria acordos comerciais se o conflito na fronteira continuasse
Manet encarregou seu vice, o chanceler Prak Sokhonn, de coordenar os próximos passos com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e de dialogar diretamente com o ministro das Relações Exteriores da Tailândia para implementar o cessar-fogo.
A Tailândia expressou apoio cauteloso. Phumtham agradeceu a Trump e disse que o país concordou, em princípio, com o cessar-fogo, mas destacou a necessidade de “intenção sincera” por parte do Camboja, segundo o Ministério das Relações Exteriores tailandês.
The post Líderes da Tailândia e do Camboja se reunirão na Malásia após pressão de Trump appeared first on InfoMoney.
Qual é a sua reação?






