Manifestantes protestam contra visita de Trump à Escócia: ‘Não é bem-vindo’


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido com protestos no último sábado (26) durante sua visita à Escócia. Enquanto jogava golfe em uma de suas propriedades, centenas de manifestantes foram às ruas em cidades como Aberdeen e Edimburgo para expressar repúdio às suas políticas e ao seu histórico. Acompanhado de seu filho Eric e do embaixador americano no Reino Unido, Warren Stephens, Trump esteve em seu complexo de golfe em Turnberry. A localidade, no sudoeste do país, teve sua segurança reforçada, com ruas fechadas e forte presença policial para a visita presidencial.
Os protestos, convocados pelo grupo “Coalizão Stop Trump”, reuniram manifestantes com cartazes com mensagens como “A Escócia odeia Trump” e bandeiras palestinas. As manifestações ocorreram em frente ao consulado americano em Edimburgo e no centro de Aberdeen. Meg Chapman, integrante do parlamento escocês, declarou que o presidente não é bem-vindo. “Sabemos que ele é sexista, misógino e um criminoso condenado”, afirmou a parlamentar.
A visita de Trump à Escócia, terra natal de sua mãe, mistura lazer com compromissos oficiais. O momento de descontração no campo de golfe antecede uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir tarifas comerciais.
*Com informações de Pedro Triton
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Qual é a sua reação?






