Lula diz que eleição da esquerda em Portugal é “vitória da democracia”

Feb 8, 2026 - 21:00
 0
Lula diz que eleição da esquerda em Portugal é “vitória da democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu parabéns ao presidente eleito de Portugal, António José Seguro (centro-esquerda, apoiado pelo Partido Socialista), pela vitória no 2º turno das eleições nacionais neste domingo (8.fev.2026). Afirmou que o resultado representa a “vitória da democracia”.

“Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”, disse Lula em publicação nas suas redes sociais.

Seguro venceu André Ventura (Chega, direita), com 66,82% dos votos válidos. A posse está marcada para 9 de março.

Portugal não tem um presidente ligado à esquerda desde 2006, quando Jorge Sampaio deixou a Presidência, sendo substituído por Aníbal Cavaco Silva.

Lula afirmou que a vitória de Seguro consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. “O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”, escreveu.

O sistema de governo em Portugal é semipresidencialista. O chefe de governo é o primeiro-ministro e o chefe de Estado é o presidente da República. Para formar a Assembleia da República, os eleitores votam em partidos. Já nas eleições presidenciais, as candidaturas são individuais –mas podem, eventualmente, ser apoiadas pelas legendas.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0