Millena Brandão: entenda a infecção que causou morte da atriz

Jul 25, 2025 - 16:00
 0
Millena Brandão: entenda a infecção que causou morte da atriz

O laudo pericial da morte da atriz mirim Millena Brandão, que morreu há cerca de dois meses aos 11 anos, aponta que a causa da morte foi um abscesso cerebral. A CNN teve acesso ao documento, que não esclarece o que levou a jovem a ter a doença.

De acordo com o laudo, “o quadro morfológico encefálico é compatível com um processo inflamatório/infeccioso.”

Um abscesso cerebral é uma infecção localizada dentro do cérebro que resulta no acúmulo de pus envolto por uma cápsula inflamatória, segundo Sheila Mendes, presidente da Rede Brasil AVC. “Ele surge quando microrganismos, geralmente bactérias, invadem o tecido cerebral e provocam uma resposta inflamatória intensa”, explica.

Esse tipo de infecção pode se originar de diferentes maneiras, a partir de infecções próximas ao crânio, como sinusite, otite ou mastoidite; por disseminação na corrente sanguínea; ou, ainda, como consequência de traumas e procedimentos neurocirúrgicos.

“É uma condição rara, mas extremamente delicada, que exige atenção médica imediata”, completa. “A presença de pus no cérebro pode levar ao aumento da pressão intracraniana, o que compromete o funcionamento normal das estruturas cerebrais.”

Além disso, a especialista explica que existe o risco de o abscesso se romper e causar infecções mais graves, como meningite e ventriculite. “As consequências podem incluir alterações neurológicas permanentes, como dificuldades motoras, cognitivas ou sensoriais”, completa. “Por isso, o tempo entre o início dos sintomas e o tratamento adequado é fundamental.”

O diagnóstico costuma ser feito com base em sintomas neurológicos associados a exames de imagem, como a tomografia ou a ressonância magnética. Já o tratamento, iniciado assim que o quadro é confirmado, envolve o uso de antibióticos intravenosos, administrados por, pelo menos, seis a oito semanas, geralmente em ambiente hospitalar.

“Em casos em que o abscesso provoca grande compressão cerebral ou não responde ao tratamento medicamentoso, pode ser necessária a drenagem cirúrgica do pus, com o objetivo de aliviar a pressão e remover a infecção diretamente”, afirma Mendes. “Além disso, é essencial identificar e tratar a causa primária da infecção — seja ela uma sinusite, otite, infecção dentária ou endocardite”, finaliza.

Reduzir consumo de carne vermelha pode proteger cérebro, diz estudo

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0