Morre Carlos Reichert, das icônicas Reichert Calçados e Topázio
Morreu nesta segunda-feira (22), aos 95 anos, Carlos Reinaldo Reichert, conceituado empresário do setor calçadista brasileiro. Ao lado do amigo e também empresário, Ernani Reuter, esteve à frente das icônicas e extintas Reichert Calçados e Exportadora Topázio, ambas sediadas em Campo Bom/RS e referências na produção e na exportação de calçados, respectivamente.

Christian Thomas, diretor da empresa CT Shoe Solutions (Novo Hamburgo/RS) e que trabalha com desenvolvimento de produto, comercialização e produção de calçados para o mercado internacional — atua há 45 anos com exportação —, conta que teve a oportunidade de, em muitos momentos, dividir assuntos e opiniões com Carlos. “Me chamava na fábrica, quando Vince Camuto ainda vivia e eu trabalhava com ele, para discutirmos o andamento dos projetos. Muito participativo. Gostava de nos receber, juntamente com os clientes americanos, na fazenda, para um bom churrasco comandado pelo Pedro, seu fiel cozinheiro. É mais um ‘dinossauro’ do sapato que nos deixa em 2025”, relembra. Ele acrescenta que o empresário “conduziu” a Reichert Calçados a “a ser uma das fábricas mais distintas na excelência” de seus produtos. “Ainda comentei hoje com amigos do sapato que o ‘Seu Carlos’, como o chamávamos, participava de tudo, sempre. Desde os primeiros passos dos novos desenvolvimentos na modelagem até o acompanhamento dos produtos na linha de produção”, comenta.
Além disso, Christian recorda que o convívio com o empresário foi “mais um legado que pude testemunhar ao longo de minha carreira de ‘sapateiro’, que mesmo antes de trabalhar na Camuto Consulting, já conhecia bem o Seu Carlos e o Reichert, do tempo que trabalhei com o Maurício Schmidt (outro que nos deixou em 2025), na SKB. Que sorte eu tive de conhecer tanta gente importante na construção da história do sapato no Vale dos Sinos”, destaca.
“Protagonizou um dos maiores negócios do sapato no mundo”
O empresário do setor calçadista e ex-diretor presidente da Fenac, Marcio Jung, conta que junto com o empresário Ernani Reuter, Carlos protagonizou, a partir do Reichert Calçados e da Exportadora Topázio, “um dos maiores negócios do sapato no mundo”. Na década de 1980, a fabricante calçadista foi uma das principais fornecedoras de calçados para a marca americana Nine West, um grande contrato de exportação que rendeu muitos dólares e empregos. “Os caras fizeram um negócio inimaginável para a época”, frisa Jung. Ele acrescenta que a Reichert “era uma das grandes fábricas” da época. “Paquetá, Schmidt Irmãos e Reichert. A Reichert que era a propulsão desse acordo com a Nine West e foi o que revolucionou e botou a exportação do sapato brasileiro num patamar absurdamente extraordinário”, destaca.
“Setor perde uma importante liderança”
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em nota oficial assinada por seu presidente-executivo, Valdir Soldi, se manifesta dizendo que, com a morte de Carlos Reichert, o “setor calcadista perde uma importante liderança, um empresário que teve papel preponderante na conquista do mercado internacional para nossos calçados”.
“Carlos Reichert foi um dos desbravadores que trabalharam para garantir o reconhecimento da qualidade dos calçados produzidos no Brasil. A equipe do IBTeC se solidariza com a dor da família e amigos, desejando que o legado deixado pelo seu trabalho seja motivo de consolo neste momento”, segue a nota do IBTeC.
O diretor-presidente interino da Fenac, Marlos Schmidt, também disse que a morte de Carlos é “grande perda” para o setor calçadista brasileiro. “Manifesto pesar pelo falecimento dessa referência e liderança. Seu legado ficará para história do setor. Solidariedade, força e conforto a família e amigos”, comenta.
O velório de Carlos ocorre nesta segunda na Capela Ecumênica do Crematório e Cemitério Parque Jardim da Memória, em Novo Hamburgo/RS. O sepultamento está marcado para as 10 horas desta terça-feira (23).
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo
O post Morre Carlos Reichert, das icônicas Reichert Calçados e Topázio apareceu primeiro em Exclusivo.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0