“Se ocorreu, foi equívoco”: Pivetta nega envio de ‘jabutis’ à ALMT e minimiza atrito com Max Russi

Jun 27, 2026 - 08:00
 0
“Se ocorreu, foi equívoco”: Pivetta nega envio de ‘jabutis’ à ALMT e minimiza atrito com Max Russi

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), negou que o Executivo tenha a prática de embutir os chamados “jabutis” — dispositivos sem relação direta com o tema original — nos projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa (ALMT).

A declaração é uma resposta direta à dura cobrança feita pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (Podemos), que acusou o governo estadual de utilizar a manobra para tentar retirar prerrogativas dos parlamentares.

“Não é do meu conhecimento que tenha ido jabuti. Pode ter acontecido algum equívoco. Se foi, quero pedir desculpas, mas não é intencional da nossa parte, não”, defendeu-se Pivetta.

“Sacanagem” e ameaça de boicote

O clima entre os poderes esquentou um dia antes, quando Max Russi não poupou críticas à articulação do governo. O estopim para a crise foi a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 21/2026, que altera a estrutura e as atribuições da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager).

Segundo Russi, o texto original enviado pelo governo continha “jabutis” que reduziam as competências da Assembleia Legislativa — trechos que precisaram ser corrigidos e reinseridos pelas comissões permanentes da Casa.

O presidente da ALMT classificou a atitude como “sacanagem” e subiu o tom: advertiu que os deputados poderão simplesmente deixar de votar matérias encaminhadas pelo Executivo caso o governo insista em apresentar propostas que esvaziem o poder do Parlamento.

Panos quentes na relação institucional

Apesar da dura advertência do chefe do Legislativo, Otaviano Pivetta adotou uma postura apaziguadora e preferiu minimizar o episódio. Questionado se a insatisfação deveria ter sido tratada de forma interna, a portas fechadas, o governador garantiu que o diálogo entre os dois segue pacífico.

  • “Eu tenho um bom relacionamento com o presidente da Assembleia, bom relacionamento pessoal e institucional também. Essas coisas pequenas, no dia a dia, a gente vai passando por cima. O que importa são os resultados”, encerrou o chefe do Executivo.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0