Ex-presidente do IBGE pode assumir Banco Mundial para América Latina

Fontes em Washington, nos Estados Unidos, sugerem que Susana Cordeiro Guerra, ex-presidente do IBGE durante a gestão de Jair Bolsonaro, pode assumir a vice-presidência do Banco Mundial para a América Latina, embora ainda não haja confirmação oficial sobre a nomeação. A informação é do jornalista Lourival Sant'Anna, da CNN Brasil.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Economista com forte ligação com o ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes, Susana é casada com Elbridge Colby, subsecretário de Políticas de Defesa do Pentágono. Ele mantém laços estreitos com a família do presidente dos EUA, Donald Trump, e é figura central do movimento Make America Great Again (Maga; Faça a América Grande de Novo, em tradução livre).
O papel do Banco Mundial na América Latina
A vice-presidência do Banco Mundial na região administra um portfólio de US$ 32 bilhões, sendo US$ 14 bilhões direcionados ao Brasil. O montante é principalmente voltado a projetos de infraestrutura, como hidrelétricas e saneamento básico.
No momento, Susana ocupa a gerência do setor de Instituições no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já Colby, seu marido, impediu o envio de armas para a Ucrânia há duas semanas, mas retomou o apoio na semana seguinte sob comando do presidente Donald Trump.
Ele também participou da elaboração do Plano 2025, proposto pela The Heritage Foundation para a última campanha presidencial de Trump. Os Estados Unidos, que detêm 16% do capital, possuem influência decisiva nas escolhas do Banco Mundial.
Leia também: "A conta chegou", artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 277 da Revista Oeste
Se realmente houver a confirmação da nomeação, a presença de Susana no Banco Mundial pode consolidar a influência de aliados de Bolsonaro no governo Trump e representar uma possível intensificação da pressão econômica sobre o governo Lula. Vale lembrar que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente brasileiro, está em solo norte-americano em trabalho com representantes do governo local.
O post Ex-presidente do IBGE pode assumir Banco Mundial para América Latina apareceu primeiro em Revista Oeste.
Qual é a sua reação?






