Festival de Cinema Francês reúne famílias em Barra do Piraí

Foto: Divulgação
Barra do Piraí – O primeiro dia do Festival de Cinema Francês, realizado na tarde de domingo (11) no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel (Antiga Estação), reuniu diversas famílias em atividades de lazer e cultura. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, ofereceu ao público acesso ao cinema internacional e reforçou a ocupação dos espaços culturais do município.
Voltada ao público infantil, a programação incluiu a exibição da animação “Maya: Me dê um Título”. Paralelamente, a Biblioteca Municipal promoveu uma ação de contação de histórias, estimulando a leitura de forma lúdica e aproximando as crianças do universo dos livros, combinando aprendizado e diversão.
Lucimar Theodoro, responsável pela Biblioteca Municipal, falou sobre o desenvolvimento do projeto e o intuito de despertar o espírito leitor em cada criança.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Diário do Vale no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal do Diário do Vale no WhatsApp
“Essa ideia surgiu a partir de uma conversa com o meu secretário, o Gabriel, que sempre está aberto ao diálogo e a ouvir novas opiniões. A partir da exibição de um filme francês voltado para crianças e adolescentes, pensamos em ampliar essa experiência, distribuindo livros para o público infantil e juvenil e reforçando a importância da leitura desde as idades iniciais. Precisamos começar a resgatar leitores e, principalmente, formar leitores críticos, capazes de construir suas próprias opiniões por meio da leitura. Esse projeto também fortalece a Biblioteca Municipal como um espaço vivo, de formação, aprendizado e incentivo à cultura”, destacou Lucimar.
A moradora do bairro Lago Azul, Gisele Pereira, de 43 anos, ressaltou a importância de projetos culturais e de leitura voltados às crianças. Mãe de Arthur Pereira, de 11 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela destacou como iniciativas desse tipo fazem diferença na vida do filho.
“Projetos culturais dessa natureza são muito importantes para o meu filho e para muitas outras crianças. Ele é autista e resolvi trazê-lo pela socialização. Ele já está brincando com outras crianças, e para ele isso faz grande diferença”, disse Gisele.
Saudando os presentes, o secretário de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa de Barra do Piraí, Gabriel Barbosa, falou sobre o novo momento do setor no município e fez um convite para que a população frequente o Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel nas demais ações da pasta.
“Quero agradecer a todos pela presença nestes dois eventos especiais. A cultura renasceu em Barra do Piraí e é uma grande honra ver cada vez mais pessoas fazendo parte. Sempre promovemos atividades aqui na estação voltadas para as mais diversas vertentes culturais, por isso convidamos a todos a conhecerem e frequentarem esse espaço”, declarou Gabriel.
A programação do Festival de Cinema Francês segue na terça-feira (14), às 19h, com a exibição de “Mercato: Os Donos da Bola”, filme que revela os bastidores do futebol profissional e expõe as relações de poder que movimentam o mercado esportivo. Na quinta-feira (16), também às 19h, será apresentado “Voz de Aluguel”, um drama sensível que aborda temas como identidade, pertencimento e relações humanas a partir de encontros inesperados.
Encerrando o festival, na sexta-feira (17), às 16h, o público poderá assistir a “Os Bastidores do Amor”, uma comédia romântica contemporânea que traz um olhar leve e atual sobre os desafios da vida a dois, fechando a programação com humor e emoção.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0