Mercado interno é o foco da terceira edição da feira Tecnomoda
Começa, nesta quarta-feira (4), a 3ª edição da Tecnomoda, feira classificada como “plataforma de negócios, inovação e sustentabilidade para a indústria brasileira”, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP. Conforme os organizadores, a mostra “se posiciona como ambiente de fortalecimento do mercado interno” reunindo fornecedores e fabricantes dos setores de moda, estofamento mobiliário e automotivo. São 64 empresas expositoras (31 do setor coureiro, 21 de produtos químicos, quatro de materiais sintéticos, três de consultoria empresarial, três de componentes e duas de máquinas).

Ricardo Michaelsen, diretor da Tecnomoda, destaca o papel estratégico que a feira tem ao “facilitar negociações que se estendem para além dos dias do evento, impulsionando negócios diretos e indiretos” ao longo do ano. “Nesse cenário de mudanças no comércio internacional e de reposicionamento de marcas que antes atuavam fortemente no exterior e hoje buscam ampliar a presença no mercado interno, a Tecnomoda se fortalece como um espaço essencial para geração de negócios, conectando fabricantes a fornecedores capazes de oferecer soluções competitivas em custo, qualidade e inovação, atendendo às novas demandas do consumidor brasileiro”, aponta o gestor.
LEIA MAIS:
+ 3ª Feira Tecnomoda: inovação e sustentabilidade movimentam a indústria da moda e do calçado
+ Visitação profissional é destaque em estreia de feira voltada ao setor coureiro-calçadista
Ecossistema
Para o também diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, o evento se configura como um ecossistema “permitindo que fabricantes encontrem, em um único espaço, alternativas para diferentes aplicações”, da moda ao mobiliário e à tapeçaria automotiva. “A Tecnomoda funciona como uma ferramenta estratégica para toda a cadeia produtiva, antecipando movimentos do mercado e aproximando fornecedores e fabricantes de forma prática e acessível”, cita.
Estreia da Fantástica Fábrica de Bolsas
A convite da organização da feira, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) promove na Tecnomoda a primeira edição da Fantástica Fábrica de Bolsas, projeto que apresenta uma linha completa de produção operando em tempo real.
Durante o evento, o público poderá acompanhar todas as etapas do processo produtivo — do corte do couro e da lona até a finalização e embalagem das bolsas para expedição. Mais do que observar, os visitantes terão contato direto com técnicos das empresas envolvidas e com os profissionais que atuam na linha de produção, podendo esclarecer dúvidas sobre processos, materiais e equipamentos utilizados.
“É uma experiência prática e interativa, que aproxima o visitante da realidade industrial e do desenvolvimento de produtos”, destaca o consultor do IBTeC e coordenador técnico do projeto, Paulo Model.
O projeto conta com participação 20 trabalhadores na área operacional e produzirá 150 peças ao longo da feira. Ao todo, serão apresentados três modelos de bolsas, desenvolvidos pela Compor Digital (Novo Hamburgo/RS), com o uso de couros fornecidos por expositores da própria Tecnomoda.
Um dos modelos de bolsa será confeccionado integralmente em couro, com o objetivo de valorizar a produção dos curtumes brasileiros — segmento que concentra o maior número de expositores da feira.
Sustentabilidade como pilar central
Os organizadores da 3ª Tecnomoda destacam que um dos pilares centrais desta edição é a sustentabilidade “aplicada de forma concreta aos processos produtivos”. Esse compromisso, segundo eles, ganha forma no principal destaque da feira: o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas. Ao longo da programação do evento, o público pode acompanhar todas as etapas da produção dos três modelos de bolsas femininas, desenvolvidas a partir de sobras e materiais reaproveitados, mostrando in loco como resíduos industriais podem ser transformados em produtos de valor agregado.
Um dos modelos de bolsa que estão sendo produzidos na Fantástica Fábrica de Bolsas nasceu a partir de uma parceria com a Ambiente Verde (Igrejinha/RS), que forneceu materiais reciclados, e com a Wolfstore (Novo Hamburgo/RS), responsável pelo fornecimento de lona. A proposta atende à crescente demanda do mercado por soluções sustentáveis e inovadoras.
A organização da Tecnomoda reitera que o viés sustentável também é compromisso das 64 empresas expositoras de couros, laminados sintéticos, tecidos, componentes, produtos químicos, máquinas e tecnologias, que estão apresentando nesta 3ª edição da mostra “soluções alinhadas à economia circular, ao reaproveitamento de materiais e à redução de impactos ambientais”.
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo
Estrutura aprimorada
Outra grande novidade diz respeito aos pavilhões do Alcans Hall, que sedia a 3ª edição da Tecnomoda em Ribeirão Preto/SP. A estrutura física do centro de exposições recebeu, ao longo do ano passado, conforme os organizadores da feira, “uma série de aprimoramentos” em sua estrutura para receber a feira e “oferecer mais conforto a quem expõe e ao visitante”.
Os investimentos estruturais contemplam desde melhorias no sistema de climatização interna do prédio e reestruturação do espaço da praça de alimentação, no estacionamento e nos banheiros, até a ampliação do espaço de exposição para atender a demanda de novas empresas que desejam passar a integrar o hall de expositores da mostra.
Fora do eixo tradicional
Criada para atender polos produtivos fora do eixo tradicional, a Tecnomoda busca “aproximar a base produtiva das soluções tecnológicas, materiais e insumos capazes de tornar a indústria mais competitiva, eficiente e sustentável”. Segundo a organização, a feira “olha para as necessidades das indústrias de médio e pequeno porte que precisam de acesso direto à inovação, ao conhecimento e a novos parceiros comerciais”.
Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é um importante polo econômico de São Paulo, possui robusto Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas na cidade) de R$ 52 bilhões, impulsionado fortemente pelos setores de serviços, comércio e agronegócio. A cidade destacase nacionalmente, superando diversas capitais, e demonstra crescimento constante. Nesse sentido, o diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, reforça o potencial da feira, que foi idealizada para ocorrer em uma região estratégica para atender às necessidades de um mercado muito promissor. “Ribeirão Preto é uma região privilegiada por estar próxima a diversos polos de produção e por oferecer toda a estrutura para um evento como a Tecnomoda”, contextualiza.
Faça parte da comunidade do Exclusivo no WhatsApp
O post Mercado interno é o foco da terceira edição da feira Tecnomoda apareceu primeiro em Exclusivo.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0