Morre Ozzy Osbourne, aos 76 anos

O cantor Ozzy Osbourne, vocalista e fundador da banda de heavy metal Black Sabbath, morreu nesta terça-feira, 22, aos 76 anos. Ele tinha mal de Parkinson e vinha enfrentando outros problemas de saúde nos últimos anos, que incluem complicações decorrentes de lesões sofridas em uma queda em 2019.
"É com uma tristeza maior do que as palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor", escreveu a família do frontman do Black Sabbath.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Ozzy havia se reunido com os colegas de banda há apenas duas semanas, em 5 de julho, para um grande show de despedida. Ele permaneceu sentado em boa parte da apresentação, na qual cantou sucessos do Black Sabbath como War Pigs, Paranoid e N.I.B.
Ozzy Osbourne faleceu hoje aos 76 anos, apenas duas semanas depois do show de despedida do Black Sabbath, onde subiu aos palcos pela última vez.
Uma lenda do rock para sempre. 🖤 pic.twitter.com/auXCZaH5HA
— We In The Crowd (@weinthecrowd) July 22, 2025
Depois de ser forçado a cancelar shows por causa de suas complicações de saúde, Ozzy fez uma aparição surpresa em 2022 durante a cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth, em Birmingham. O show de 5 de julho foi anunciado no início deste ano pela mulher dele, Sharon, que afirmou que ele estava determinado a oferecer aos fãs uma “despedida perfeita”.
Além da mulher, Ozzy deixa os filhos Aimee, Kelly e Jack, além dos filhos mais velhos, Jessica e Louis, de seu primeiro casamento com Thelma Riley, e netos.
A jornada de Ozzy como lenda do heavy metal
John Michael "Ozzy" Osbourne foi um dos pioneiros do heavy metal com o Black Sabbath antes de alcançar enorme sucesso em carreira solo. A banda, fundada em 1968 em Birmingham, na Inglaterra — mesma cidade onde aconteceu o último show —, consolidou-se na história do rock em 1970, com o lançamento do álbum Black Sabbath.
O cantor também teve um tipo diferente de fama nos anos 2000, com o reality show da MTV The Osbournes, que acompanhava a vida do Príncipe das Trevas, criado em Birmingham. À época, ele vivia em Los Angeles, nos EUA, com Sharon e dois dos filhos, Kelly e Jack.
Ele também era conhecido por histórias lendárias de excessos durante o auge de sua carreira. A mais emblemática é o episódio em que mordeu a cabeça de um morcego durante um show nos Estados Unidos, em 1982. Depois, Ozzy disse ter pensado tratar-se de um morcego cenográfico.
Ao longo da carreira, Ozzy foi incluído no UK Music Hall of Fame e no Rock And Roll Hall Of Fame dos EUA — duas vezes em cada, tanto com o Black Sabbath quanto como artista solo.
Ele também tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (além de outra na Broad Street, em Birmingham), um prêmio Ivor Novello e cinco Grammys, entre 12 indicações. Também recebeu outras honrarias, como o Godlike Genius da revista NME e o prêmio de Lenda Viva da revista Classic Rock.
O post Morre Ozzy Osbourne, aos 76 anos apareceu primeiro em Revista Oeste.
Qual é a sua reação?






