Por que sentimos mais fome e sono no frio? A ciência explica
Durante os meses mais frios do ano, é comum notar duas mudanças claras no comportamento do corpo: mais fome e mais sono. Essa não é apenas uma impressão. Trata-se de uma resposta biológica e instintiva do organismo para se adaptar às temperaturas mais baixas e garantir seu pleno funcionamento.
-
Inverno começa neste domingo (21): como preparar a casa e economizar na conta de luz
-
BH tem abrigos para frio; veja onde encontrar ajuda na capital
-
Frio em Minas Gerais: seis cidades estão entre as 10 menores temperaturas do Brasil
Essas reações são mecanismos de defesa e adaptação que vêm de um processo evolutivo. Entender por que elas acontecem ajuda a lidar melhor com os dias gelados, mantendo a saúde e o bem-estar sem grandes sacrifícios ou sentimentos de culpa por querer comer um pouco mais ou ficar alguns minutos extras na cama.
A fome como mecanismo de defesa
O principal motivo para o aumento do apetite é a necessidade de manter a temperatura corporal estável, geralmente em torno de 36,5°C. Quando o ambiente esfria, nosso corpo gasta muito mais energia para se manter aquecido, em um processo chamado termogênese. Esse gasto calórico extra precisa ser reposto rapidamente.
É por isso que sentimos uma vontade maior de consumir alimentos mais calóricos, como massas, queijos, pães e doces. Esses pratos fornecem energia de forma mais imediata, ajudando o corpo na tarefa de gerar calor. O desejo por comidas quentes, como sopas e caldos, também aumenta, pois elas ajudam a aquecer o corpo de dentro para fora.
O sono para conservar energia
A vontade de ficar mais tempo na cama também tem uma explicação científica, diretamente ligada à luz solar. No inverno, os dias são naturalmente mais curtos e, com frequência, mais nublados. Com menos exposição à luz natural, o corpo aumenta a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.
Níveis mais altos de melatonina no organismo sinalizam ao cérebro que é hora de descansar, o que induz a sonolência. Além disso, dormir é uma forma extremamente eficiente de o organismo economizar energia, que seria gasta para manter o corpo aquecido se estivéssemos em plena atividade.
Como lidar com as mudanças no corpo?
Para passar por essa fase de forma mais saudável, algumas atitudes simples podem ajudar:
-
Alimentação equilibrada: prefira sopas nutritivas, raízes e legumes cozidos em vez de focar apenas em alimentos gordurosos. Eles aquecem e fornecem vitaminas importantes.
-
Rotina de sono: tente manter horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico e melhora a disposição.
-
Exposição à luz: aproveite qualquer momento de sol. Abrir as janelas pela manhã ajuda a diminuir a produção de melatonina e a despertar o corpo com mais facilidade.
-
Hidratação constante: no frio, a sensação de sede pode diminuir, mas o corpo continua precisando de água. Chás quentes sem açúcar são ótimas opções para se manter hidratado e aquecido.
The post Por que sentimos mais fome e sono no frio? A ciência explica appeared first on Aqui.
Qual é a sua reação?
Como
0
Não gosto
0
Amor
0
Engraçado
0
Nervoso
0
Triste
0
Uau
0