Presidente da Colômbia envia carta a Trump para amenizar tensão

Jul 7, 2025 - 23:42
 0
Presidente da Colômbia envia carta a Trump para amenizar tensão

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enviou uma carta a Donald Trump para tentar reduzir as tensões recentes entre os 2 países. O documento foi enviado em 23 de junho e divulgado pela imprensa nesta 2ª feira (7.jul.2025).

Na carta, Petro declara que não teve a intenção de acusar diretamente os Estados Unidos ou Trump de envolvimento em um suposto golpe de Estado na Colômbia.

Formulário de cadastro
E-mail

Disse que algumas de suas palavras podem ter sido interpretadas de forma mais dura do que pretendia e que o objetivo é o diálogo. “Minha intenção não é fechar portas, mas abrir caminhos para uma conversa honesta e respeitosa entre nossos países”, afirmou.

O atrito entre os 2 países se intensificou depois que Petro fez um discurso em 11 de junho durante um comício em Cali, onde sugeriu que políticos estrangeiros de direita– incluindo congressistas norte-americanos – estariam envolvidos em esforços para desestabilizar seu governo.

Sem citar nomes, o presidente colombiano fez referência ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, como parte de uma suposta conspiração contra governos de esquerda na América Latina, incluindo o de Nicolás Maduro na Venezuela.

A fala foi interpretada como um ataque aos Estados Unidos e culminou numa reação imediata. O Departamento de Estado dos EUA classificou os comentários como “infundados e repreensíveis” e convocou seu principal diplomata em Bogotá John T. MacNamara para consultas em 3 de julho. Em resposta, Petro retirou o embaixador colombiano em Washington.

A carta não parece ter surtido efeito, já que o episódio se deu depois do envio. Trump não se pronunciou publicamente sobre o documento. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse não ter certeza se o republicano a leu.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0