PT coloca burro para dizer que não é bom taxar ricos

O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou um vídeo nesta 2ª feira (7.jul.2025) em que um burro é usado para ironizar o discurso contrário à taxação dos mais ricos. Criada por inteligência artificial, a peça mostra o animal ao lado de um homem com roupas simples, carregando sacos com a palavra “imposto”.
O vídeo dá sequência à campanha “Taxação BBB – bilionários, bancos e bets” e defende o alívio nas contas de quem ganha até R$ 5 mil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer aprovar a isenção do Imposto de Renda para essa faixa de renda, mas ainda enfrenta resistência no Congresso.
“Imposto é necessário. Injustiça, não. Blá-blá-blá, mi-mi-mi. Ai, ai. Eu acho lindo os bilionários ganhando milhões e pagando menos imposto com povo lascado. Afinal, ricaço tem que comprar jatinho, helicóptero, mansões, carrões. Agora, com o novo IR, o governo Lula quer taxar os bilionários, bancos e sites de apostas para aliviar quem ganha menos e investir mais em quem precisa. Eu sou contra. Pobrezinhos dos ricaços. Mas eu sou só um burro feito com inteligência artificial”, diz o animal.
Assista (1m12s):
O trecho final é narrado pelo homem que está ao lado do burro. “Taxação bbb -bancos, bilionários e bets. O novo IR é justiça histórica. Justiça de verdade”, diz. Por fim, um 3º personagem diz que “quem é inteligente de verdade apoia essa virada histórica”, referindo-se ao novo IR.
RICOS X POBRES
Desde 26 de junho, o PT começou uma articulação nas redes sociais para tentar emplacar a chamada “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. O partido do presidente Lula lançou um vídeo feito por IA em que apresenta uma encenação em um bar onde um personagem questiona por que paga mais impostos do que pessoas que consomem produtos de luxo.
Uma das mensagens da campanha compara a divisão da conta no “Boteco do Brasa” com a distribuição da carga tributária no Brasil, defendendo que o “novo IR” corrigiria uma “injustiça histórica”.
O PT também já publicou em 27 de junho um vídeo de propaganda na internet em que intensifica o discurso de enfrentamento entre pobres e ricos. Os pobres são retratados como figuras abatidas, carregando grandes sacos com a inscrição “imposto” nas costas. Já os ricos aparecem como homens brancos, de terno, segurando pequenos sacos com o mesmo rótulo.
No lançamento da campanha “Você cresce com o Brasil”, veiculada nesta 2ª feira (7.jul), o partido foi mais ameno em relação aos outros vídeos. A peça defende ações, projetos e programas do governo, como o Pé-de-Meia e o Farmácia Popular.
Em um dos trechos, um motorista de aplicativo, que se enquadraria na nova faixa de isenção, considera usar o dinheiro economizado na manutenção do carro e em momentos de lazer com a família. “Agora a gente respira e faz planos”, diz o personagem, que também é pai de um estudante beneficiado pelo programa de incentivo a alunos da rede pública.
“O presidente Lula está fazendo a economia trabalhar para você. O PIB cresceu, gerando mais emprego e o aumento real do salário-mínimo. E quando a economia cresce, a vida anda para a frente. Mais tempo com a família, mais lazer, mais educação, mais saúde, mais futuro para todo mundo”, afirma o narrador da campanha.
Leia mais:
Qual é a sua reação?






