Rui Costa diz que Brasil não recuará diante de ameaças dos EUA

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta 2ª feira (7.jul.2025) que o Brasil manterá sua autonomia nas relações comerciais e não se deixará “intimidar por ameaças” dos Estados Unidos. A declaração foi dada durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem adotado, desde o início do atual governo, uma postura firme na política externa, inclusive em relação a países historicamente próximos aos Estados Unidos, como o Canadá. Ele também comentou a declaração do presidente Donald Trump (Partido Republicano) em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
“O que o presidente fez, como qualquer chefe de Estado soberano faria, foi dizer ao presidente dos Estados Unidos que aqui há leis e uma Suprema Corte que atua de forma autônoma. Não cabe a outro país opinar sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro, muito menos ameaçar o Brasil com tarifas”, afirmou Rui Costa.
Trump declarou no domingo (6.jul) que os EUA aplicarão tarifas extras a países que se alinharem a “políticas antiamericanas” promovidas pelo Brics —bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Já nesta 2ª feira (7.jul) pediu em seu perfil na Truth Social que deixem Bolsonaro “em paz”.
Rui Costa citou avanços nas negociações entre o Brasil e o Mercosul, além de outras parcerias bilaterais conduzidas pelo governo Lula, para reforçar que o país seguirá ampliando sua presença no comércio internacional. “Não será a ameaça de um ou outro país que conterá o avanço do Brasil nessas relações multilaterais”, disse.
Segundo ele, a retórica de Trump “não funcionou com a China, não funcionou com o Canadá e não funcionará com o Brasil”. O ministro completou: “Temos um presidente que vai cerrar fileiras para defender o interesse do povo brasileiro”.
Qual é a sua reação?






