Denúncia aponta risco estrutural, insalubridade e falta de merenda em escola da Comunidade Cachoeirinha

Feb 13, 2026 - 08:00
 0
Denúncia aponta risco estrutural, insalubridade e falta de merenda em escola da Comunidade Cachoeirinha
escola

Moradores da Comunidade Cachoeirinha, localizada na região do Baixo Rio Branco, no município de Caracaraí, denunciaram as condições estruturais do prédio onde funcionam a Escola Municipal Adonias Borges do Carmo e a Escola Estadual José Bonifácio, Sala Anexa Cachoeirinha.

De acordo com a denúncia, a unidade apresenta falta de telhas, ausência de forro, presença de fezes de morcegos no interior das salas de aula, ferragens expostas, partes da alvenaria se desprendendo e estrutura de madeira do telhado deteriorada, com risco de desabamento.

Ainda conforme a comunidade, a fossa séptica teria cedido, abrindo um buraco sob o prédio da escola, o que, segundo os moradores, amplia o risco à integridade de alunos, professores e servidores.

A comunidade também relata que, apesar do início das aulas da rede estadual estar previsto, a Escola Estadual José Bonifácio não conta, até o momento, com profissional de serviços gerais para a limpeza das salas, mesmo diante das condições apontadas como insalubres.

Outro problema informado na denúncia é a ausência de fornecimento de merenda escolar, situação que, segundo os moradores, afeta diretamente os alunos atendidos na unidade.

O documento ainda aponta que, no início de 2025, o Governo de Roraima assinou uma ordem de serviço para a construção de uma nova escola na comunidade. No entanto, conforme a denúncia, as obras não foram iniciadas e não houve esclarecimento oficial à população sobre os motivos da paralisação.

Os moradores afirmam também que a Prefeitura de Caracaraí tem conhecimento da situação da estrutura do prédio, mas, até o momento, não teria adotado providências para solucionar o problema.

Na denúncia, a comunidade solicita a realização de vistoria técnica urgente no prédio, interdição preventiva caso seja constatado risco, início das obras da nova unidade escolar, regularização do fornecimento de merenda, contratação de profissional de serviços gerais para a escola estadual anexa e apuração de possível omissão por parte dos responsáveis.

O que diz a SEED

A Folha entrou em contato com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) solicitando posicionamento sobre o caso e questionando se o Estado tem conhecimento da situação e se pretende adotar providências. Até a publicação da matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O post Denúncia aponta risco estrutural, insalubridade e falta de merenda em escola da Comunidade Cachoeirinha apareceu primeiro em Folha BV.

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0