Papeleiras nas ruas do centro: para dar certo, Sesp deve conscientizar população

Jun 24, 2026 - 09:00
 0
Papeleiras nas ruas do centro:  para dar certo, Sesp deve conscientizar população
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos divulgou a instalação de papeleiras na rua Sales Barbosa. O projeto-piloto de instalação de lixeiras para resíduos recicláveis e não recicláveis é uma parceria com a Associação de Catadores da Rede Sol, para fortalecer a coleta seletiva. Vasos de plástico para receber como saco de pipoca, potinhos de sorvete, papel e palitos de picolé, bagas de cigarro, entre tantos outros materiais, são descartados em qualquer lugar por pessoas maleducadas. A prática deixa a cidade suja e uma péssima impressão.A Sesp diz que, com essa nova iniciativa, quer manter o centro comercial "mais limpo" e apoiar o trabalho do pessoal que trabalha com o manejo dos recicláveis. Nesta primeira etapa, informa o órgão, estão sendo implantados 30 equipamentos ao longo da movimentada rua Sales Barbosa. Na sequência, a ação será estendida para as ruas transversais e, logo após, para o entreposto comercial Feiraguay.O secretário Justiniano França informa que petende cobrir todo o Centro, a exemplo das avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas. Não somente as artérias centrais, secretário. Precisamos levar essa experiência também aos bairros, que são tão importantes quanto tais.A separação dos resíduos na origem facilita a identificação e o recolhimento dos materiais pelos profissionais que atuam com a reciclagem. Adriano Santos, presidente da Associação de Catadores do Bairro Gabriela (Rede Sol), diz que a ação facilita a coleta seletiva: "Com a identificação, a população sabe onde depositar e nós passamos apenas recolhendo as embalagens".Convenhamos, Feira de Santana não é uma cidade onde existe uma política pública permanente de coleta reciclável em suas ruas e avenidas. Várias tentativas já foram feitas pela Prefeitura, mas é algo que nunca atingiu plenamente os objetivos, nem teve durabilidade. Os diversos secretários que passaram pela pasta de Serviços Públicos não conseguiram ser bem sucedidos. As iniciativas esbarraram no que eles chamam de falta de civilidade de uma parte do povo feirense, que quando não vandaliza os coletores, não faz a menor questão de utilizá-los.Na verdade, o problema não se resume a isto. Dá trabalho, mas é possível, sim, conseguir bons resultados, desde que a gestão municipal promova campanhas de sensibilização massiva, competente e estratégica. E a sociedade civil faça a sua parte. Alguém, em Feira, já viu uma das nossas emissoras de rádio realizando um trabalho institucional, iniciativa própria, divullgando em todos os horários de grande audiência?Você já observou algum banner nos sites de notícias, sobre o tema? Entidades como CDL, Associação Comercial e outras desenvolverem projeto de apoio? Alguma das centenas de igrejas realizando atividade que possa ajudar?O trabalho precisa chegar às escolas das redes pública e privada, através dos professores, levando a mensagem aos seus alunos. Um pai ou uma mãe que tem o maldito hábito de jogar no meio da calçada o resto de uma fruta ou de lanche pode se sentir constrangido se o filho, estudante, reagir a este gesto.É importantíssimo que todas essas instituições deem a sua contribuição auxiliar na educação da nossa população quanto ao lixo que ela descarta na rua. A Prefeitura e as empresas, por sua vez, devem cumprir aquilo que lhes compete.É claro que nossas autoridades tem a receita do sucesso. Não sabemos porque tais recursos não são utilizados. Uma conclusão parece óbvia: se o trabalho não for feito de maneira estratégica, organizada e compartilhada com os diversos organismos da sociedade, estaremos fadados a simplesmente tentar mais uma vez, sem alcançar o êxito almejado....

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0